Observatório de Preços Agroalimentar já está disponível

Já está disponível a plataforma online Observatório de Preços Agroalimentar, criado por despacho do Ministério da Agricultura e da Alimentação e do Ministério da Economia e do Mar. Esta ferramenta, que pode consultar aqui, foi apresentada na reunião da Plataforma para a Avaliação das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA) que teve lugar a 13 de Setembro em Lisboa, é de acesso público, está a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), envolveu contratos com entidades de estudos de mercado e de consultoria e tinha sido anunciada pela Ministra da Agricultura e da Alimentação em Maio de 2022.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação refere que «o Observatório irá disponibilizar, mensalmente, informação actualizada sobre os preços registados da produção ao consumo referentes a um cabaz de 26 produtos alimentares representativos nas fileiras seleccionadas, como ovos, frutas, azeite ou laticínios». A entidade afirma ainda que «trata-se de um instrumento de reforço da informação e transparência, ao longo de toda a cadeia agroalimentar, desde a produção até ao consumidor final» e indica que pode ser consultado aqui o vídeo de apresentação.

A propósito do lançamento, a ministra da Agricultura e da Alimentação diz que «o Observatório de Preços reforça os mecanismos de transparência e contribui para um acompanhamento eficaz dos preços, da primeira venda ao preço efectivamente pago pelo consumidor», e que «queremos identificar os principais fluxos e pontos ao longo da fileira, para recolha de informação sobre os custos da actividade e caracterização das componentes da formação do preço e margens líquidas e, com isso, dar suporte à formulação das políticas no sector agroalimentar». Segundo Maria do Céu Antunes, este instrumento pretende contribuir para «mais justiça ao longo de toda a cadeia»: «Ou seja, preços justos ao consumidor e rendimentos justos ao sector. Mais e melhor informação será sinónimo de um processo de decisão mais sólido, mais transparente e mais compreendido pelos cidadãos, cuja segurança alimentar é um desígnio também abraçado pelo sector agrícola».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...