Observatório de Preços Agroalimentar já está disponível

Já está disponível a plataforma online Observatório de Preços Agroalimentar, criado por despacho do Ministério da Agricultura e da Alimentação e do Ministério da Economia e do Mar. Esta ferramenta, que pode consultar aqui, foi apresentada na reunião da Plataforma para a Avaliação das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA) que teve lugar a 13 de Setembro em Lisboa, é de acesso público, está a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), envolveu contratos com entidades de estudos de mercado e de consultoria e tinha sido anunciada pela Ministra da Agricultura e da Alimentação em Maio de 2022.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação refere que «o Observatório irá disponibilizar, mensalmente, informação actualizada sobre os preços registados da produção ao consumo referentes a um cabaz de 26 produtos alimentares representativos nas fileiras seleccionadas, como ovos, frutas, azeite ou laticínios». A entidade afirma ainda que «trata-se de um instrumento de reforço da informação e transparência, ao longo de toda a cadeia agroalimentar, desde a produção até ao consumidor final» e indica que pode ser consultado aqui o vídeo de apresentação.

A propósito do lançamento, a ministra da Agricultura e da Alimentação diz que «o Observatório de Preços reforça os mecanismos de transparência e contribui para um acompanhamento eficaz dos preços, da primeira venda ao preço efectivamente pago pelo consumidor», e que «queremos identificar os principais fluxos e pontos ao longo da fileira, para recolha de informação sobre os custos da actividade e caracterização das componentes da formação do preço e margens líquidas e, com isso, dar suporte à formulação das políticas no sector agroalimentar». Segundo Maria do Céu Antunes, este instrumento pretende contribuir para «mais justiça ao longo de toda a cadeia»: «Ou seja, preços justos ao consumidor e rendimentos justos ao sector. Mais e melhor informação será sinónimo de um processo de decisão mais sólido, mais transparente e mais compreendido pelos cidadãos, cuja segurança alimentar é um desígnio também abraçado pelo sector agrícola».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...