Criadas condições para obtenção de informação de preços ao consumidor

O Ministério da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura (GPP), assinou os contratos que permitirão a obtenção de informação de preços no consumidor e a metodologia de análise da cadeia de valor das fileiras.

Este procedimento é considerado, pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, essencial, «uma vez que a conclusão de mais uma etapa nos objectivos do Observatório de Preços reforça os mecanismos de transparência e contribui para um acompanhamento eficaz dos preços, da primeira venda ao preço efectivamente pago pelo consumidor».

A celebração destes contratos vai permitir compilar os dados referentes ao preço dos alimentos nos últimos três anos e, posteriormente, fazer um acompanhamento mensal dos preços praticados no consumidor.

Assim, para a execução dos objectivos definidos, o GPP assinou contratos com a Euroteste – Marketing e Opinião, S.A., para a aquisição de serviços de informação e acompanhamento dos preços pagos pelos consumidores, que contemplam a recolha semanal para os anos 2023 e 2024 e o histórico de informação relativamente aos anos 2019, 2020, 2021 e 2022, e com a CONSULAI – Consultoria Agro-Industrial, Lda, para a aquisição de uma metodologia de análise das fileiras, que permita identificar os principais fluxos e circuitos comerciais, os pontos críticos ao longo da fileira para recolha de informação sobre os custos da atividade e a caracterização das componentes da formação do preço e margens líquidas.

Para Maria do Céu Antunes, «potenciar o conhecimento e acompanhamento de toda a cadeia agroalimentar é fundamental para a boa decisão na formulação das políticas públicas e permitirá, a todo o momento, calibrar os apoios e orientá-los em função do contexto de mercado. Aliás, foi já assim, com a informação disponibilizada pelo Observatório, que foi orientada a decisão da medida excepcional, recentemente acordada com o sector, que consiste num apoio de 180 milhões de euros».

Recorde-se que o Observatório de Preços “Nacional é Sustentável”, criado por despacho do Ministério da Agricultura e Alimentação e do Ministério da Economia e Mar, visa garantir um acompanhamento eficaz dos custos e preços ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar, do produtor ao consumidor.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1c
Orçamento propõe aumento de 1,9% na despesa total consolidada para Agricultura e Alimentação
image003
Batata Princesa Amandine lança nova variedade de Batatas Cozidas a Vapor com Ervas Provençais
unnamed (18)
AESE apresenta livro sobre "Criar (mais) valor na Vinha e no Vinho"

Notícias relacionadas

1c
Orçamento propõe aumento de 1,9% na despesa total consolidada para Agricultura e Alimentação
Na proposta de Orçamento do Estado para 2024, que o XXIII Governo Constitucional...
image003
Batata Princesa Amandine lança nova variedade de Batatas Cozidas a Vapor com Ervas Provençais
A Batata Princesa Amandine apresenta a sua mais recente novidade as “Batatas...
unnamed (18)
AESE apresenta livro sobre "Criar (mais) valor na Vinha e no Vinho"
A AESE Business School apresenta o livro “Criar (mais) valor na vinha e no vinho:...
IMG_5068-1024x768
Dia da DGAV celebrado a 2 de Outubro
A 2 de Outubro, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) realizou...