Lipor: Nova Unidade de Triagem Automática de Embalagens de maior capacidade instalada da Península Ibérica

Na presença do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, e do Conselho de Administração da Lipor, decorreu a 11 de Setembro, nas instalações da Lipor, a Inauguração da Nova Unidade de Triagem Automática de Embalagens.

Esta linha de Triagem apresenta um investimento de cerca de 9 milhões de euros e foi financiada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A nova unidade permite «uma maior capacidade de processamento de embalagens, assegurando assim mais eficiência, o aumento do grau de pureza dos materiais, uma maior fiabilidade e disponibilidade da instalação, bem como uma maior flexibilidade operacional e, consequentemente o incremento das taxas de reciclagem».

A nova Unidade apresenta características «ímpares no que toca à digitalização e à inovação», com a inclusão de ferramentas para a obtenção do balanço de massas em tempo real, a possibilidade de controlar remotamente a instalação, um sistema de enfardamento 100% automático e sistemas ópticos dedicados ao controlo de qualidade com a capacidade de reconhecer embalagens através de inteligência artificial.

A Linha de Triagem Automática de Embalagens agora inaugurada tem uma capacidade nominal mínima de 8 toneladas/hora, correspondendo a uma capacidade de tratamento anual de mais de 30.000 toneladas de embalagens, dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, define para a Lipor.

Segundo José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da Lipor, «este investimento reforça a aposta da Lipor e dos Municípios na maximização e incremento, em quantidade e qualidade, de materiais e a enviar para a Reciclagem com vista a maximizar a quantidade de resíduos a valorizar, constituindo assim um contributo relevante para o cumprimento de metas e objectivos de Portugal perante a União Europeia.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...