A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal organizou uma presença conjunta na Fruit Attraction São Paulo, certame que teve início a 25 de Março e que termina hoje, 27 de Março. Este evento foi organizado pela Ifema Madrid e pela Fiera Milano Brasil e decorreu no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center.
O stand conjunto promovido pela Portugal Fresh contou com cinco empresas nacionais: Coopval, Ferreira da Silva, Frutas DM, Granfer e Grupo Luís Vicente. Segundo a Portugal Fresh, a Fruit Attraction São Paulo «é uma plataforma estratégica para promover o sector das frutas e legumes na região» e, neste evento, as empresas portuguesas «procuraram reforçar os actuais negócios e parcerias e explorar novas oportunidades na América do Sul, geografia com elevado potencial de crescimento para as exportações portuguesas de frutas e legumes».
A associação relata que o Brasil, «terceiro maior produtor do mundo e maior mercado da América Latina, é o primeiro mercado para a pêra Rocha e maçã portuguesas» e, «fora da União Europeia, é o segundo mercado mais relevante para as frutas e legumes nacionais, atrás do Reino Unido». Em 2024, este país da América do Sul «foi o sétimo mercado mais importante para o sector, com 67 milhões de euros de exportações (dos quais 59 milhões de euros são frutas frescas), o que representa um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior», em termos de valor, indica a Portugal Fresh. Também se registou uma subida nas exportações em volume, de 11%.

Gonçalo Santos Andrade (na fotografia), presidente da Portugal Fresh, refere que «esta participação na Fruit Attraction São Paulo reforça o nosso compromisso em expandir a presença dos produtos portugueses em mercados com potencial de crescimento» e que «esta é uma oportunidade única para fortalecer parcerias e abrir novas portas para o sector». A propósito desta participação conjunta, a associação sublinha que «a aposta na internacionalização tem sido uma prioridade da Portugal Fresh» e que a presença na Fruit Attraction São Paulo «permite não só a promoção dos produtos nacionais, mas também a criação de oportunidades de negócio e colaborações com parceiros locais e internacionais».
Esta participação conjunta de empresas portuguesas na Fruit Attraction São Paulo foi realizada no âmbito do Projecto Conjunto de Internacionalização que a associação tem em curso. A Portugal Fresh realça ainda que tem o objectivo de «reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030».