A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve I.P. – Agricultura e Pescas), promove a 3 de Abril uma sessão de esclarecimento sobre Scirtothrips aurantii e de Scirtothrips dorsalis. Este evento tem início a partir das 14h00 e decorre no Auditório do Patacão da CCDR Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas.
Esta sessão é dedicada a duas espécies de tripes categorizadas como Pragas de Quarentena, regulamentadas na União Europeia (UE), sendo que no território da UE existem actualmente focos de Scirtothrips aurantii e de Scirtothrips dorsalis em Portugal e Espanha. «Extremamente polífagas, têm como principais hospedeiros a laranjeira (Citrus sinensis), para S. aurantii, e a Camélia (Camellia sinensis) e a pimenta (Capsicum annuum), para S. dorsalis. A sua alimentação provoca danos nas plantas, como o aparecimento de folhas distorcidas com zonas prateadas, e nos frutos uma cicatriz anelar acinzentada na casca, geralmente na zona próxima do pedúnculo», refere a organização desta iniciativa.
Pode consultar em baixo o programa completo desta sessão de esclarecimento. As inscrições para este evento, que podem ser efectuadas aqui, são gratuitas, mas obrigatórias.
Pode consultar aqui uma ficha técnica da DGAV com informação sobre estas pragas.
