Edição da Fruit Logistica em 2024 regista aumento de visitantes, expositores e área

A edição de 2024 da feira internacional do sector hortofrutícola Fruit Logistica, que decorreu de 7 a 9 de Fevereiro em Berlim, na Alemanha, contou com 2.770 expositores, oriundos de 94 países, e mais de 66.000 visitantes, provenientes de 145 países. A organização reporta um aumento no número de expositores e de visitantes e na área de exposição, considerando que a feira foi um «sucesso» em termos de resultados, no contexto de um «mercado global desafiante”, e que foi a edição «mais internacional» deste evento anual, até à data.

No âmbito da realização da Fruit Logistica, a Messe Berlin, entidade organizadora do certame, divulgou o “European Statistics Handbook 2024”, documento anual com informações estatísticas sobre o sector hortofrutícola a nível europeu, ao nível da produção e do comércio. Também foi disponibilizado o “Trend Report 2024” (documento anual sobre tendências, com a agricultura vertical em foco nesta edição). Ambos os documentos podem ser descarregados no site da feira.

Durante o evento, a 9 de Fevereiro, foi anunciado o vencedor do “Fruit Logistica Innovation Award” (FLIA) – galardão que distingue «inovações excepcionais em toda a cadeia de abastecimento de frutas e hortícolas, desde a produção até ao ponto de venda», a partir de produtos de expositores na feira – de 2024: o produto vegetal “Zucchiolo”, da Unica Fresh. Trata-se de um produto vegetal de forma oval, com cerca de 250 gramas, que «pode ser consumido fresco e cru em uma salada, à semelhança de um pepino, ou cozinhado, como uma abóbora ou uma beringela», e que «é rico em fibras, vitamina A e C e antioxidantes», segundo a organização do prémio.

O produto vencedor foi decidido pelos votos dos visitantes e participantes do certame e o “Zucchiolo” teve mais de metade de todos os votos. Os nomeados para o FLIA eram os seguintes: “Three Halves Avocado Fresh with 30 days shelf life”, Infuseo, França; “Zucchiolo”, Unica Fresh, S.L., Espanha; “Frutastic”, Gautier Semences, França; “Exceed Watermelon”, Staay Food Group B.V., Países Baixos; “Calypso Sweet Red Onions” Bedfordshire Growers, Reino Unido.

Nesta edição da Fruit Logistica, foi também atribuído, pela primeira vez, o galardão “FLIA Technology” – que pretende premiar inovações na vertente da maquinaria e da tecnologia, também a partir de produtos de expositores no evento –, que foi conquistado pela nova embalagem “Mirical”, da Koppert (foto acima e foto abaixo). No caso do FLIA Technology, os nomeados eram: “Aspara to go“, Hepro GmbH, Alemanha; “Crop Load Vision”, Croptracker, Inc., Canadá; “Mirical”, Koppert, Países Baixos; “Optical Roto-cut vegetable trimmer”, Wyma Solutions, Nova Zelândia; “Apogee“, German Bionic, Alemanha.

A propósito deste prémio, a Koppert explica que «a mudança da embalagem do produto de uma garrafa de plástico para tiras de cartão ondulado, especialmente concebidas para proporcionar abrigo e protecção para os insectos auxiliares de Mirical (Macrolophus pygmaeus), criou um sistema de libertação altamente eficiente e sustentável que é muito mais fácil de usar. As tiras de cartão são totalmente compostáveis, permitindo reduzir em 99% o uso de plástico. As tiras de cartão ondulado fornecem um abrigo para os insectos predadores, permitindo-lhes “esconder-se” e distribuir-se melhor durante o transporte, chegando assim ao seu destino em óptimas condições. Esta nova embalagem também reduz a aglomeração e melhora a distribuição dos predadores na cultura. O resultado desta inovação revolucionária é um controlo ainda mais eficaz da mosca branca com o produto Mirical». A empresa refere ainda que «o Mirical é um predador generalista que se alimenta de mosca-branca (Bemisia tabaci e Trialeurodes vaporariorum), ovos e larvas de Tuta absoluta, aranhiço-amarelo (Tetranychus urticae) e larvas-mineiras (Liriomyza spp.)» e que «a nova embalagem de Mirical foi lançada em França no ano passado».

«A Fruit Logistica não é apenas uma feira, mas um centro de comércio global onde podemos atender clientes de todo o mundo e comunicar os nossos valores. Sendo um país pequeno, podemos marcar pontos em termos de qualidade e serviço. Encontramos aqui clientes que valorizam isso. A feira tem desempenhado um papel importante no aumento do volume de exportação de produtos frescos de Portugal. Não se trata apenas de comércio com a Alemanha. Conhecemos compradores de todo o mundo e evitamos muitas viagens», afirmou Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal (entidade que organizou um stand conjunto no certame, com empresas e entidades portuguesas), em declarações divulgadas no comunicado de balanço do certame, da autoria da organização da Fruit Logistica. A edição de 2025 da Fruit Logistica vai ter lugar de 5 a 7 de Fevereiro.

[fotografias: Messe Berlin e Koppert]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...