Seminário de encerramento do projecto Restore a 28 de Fevereiro

No dia 28 de Fevereiro, o Auditório 3 (CBPBI) da Escola Superior Agrária de Castelo Branco acolhe o “Seminário de Encerramento do Projecto Restore: Biopreparados em sistemas de produção agroecológicos”. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), este projecto resultou de uma colaboração entre as Escolas Superiores Agrárias dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, de Coimbra e de Viseu, através do Centro de Estudos Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS).

Segundo a RedeRural, este projecto surgiu da «necessidade de compreender melhor os biopreparados utilizados na agroecologia (incluindo agricultura biológica, regenerativa e sintrópica)», devido à «falta de conhecimento sobre a sua composição, utilização e potenciais efeitos secundários». «Durante o projecto, foram levantados e estudados diversos biopreparados utilizados por agricultores agroecológicos em Portugal. A análise incluiu a composição química, actividade biológica e possíveis efeitos secundários desses preparados em diferentes componentes do ecossistema, como solo, fungos e plantas. Os resultados desta investigação fornecerão informações técnicas para a utilização desses biopreparados em sistemas de produção agroecológicos e servirão como base para futuros projectos de investigação», refere a RedeRural, acrescentando que este seminário de encerramento irá permitir «partilhar esses resultados e discutir o papel dos biopreparados na produção agroecológica».

A entrada é livre, mediante inscrição prévia – que deve ser efectuada aqui até 23 de Fevereiro –, estando limitada a 50 participantes. Pode consultar aqui o programa do “Seminário de Encerramento do Projecto Restore: Biopreparados em sistemas de produção agroecológicos”, iniciativa que está integrada nas comemorações do 40.º aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...