Exportações de frutas, legumes e flores atingiram 2.300 M€ em 2023

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de frutas, legumes e flores portugueses em 2023 atingiram um novo recorde em valor, perfazendo 2.300 milhões de euros (M€), o que representa um aumento de 11,4% em relação a 2022. A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal sublinha que os dados divulgados pelo INE hoje, 9 de Fevereiro, «estão em linha com o esperado pelo sector», o qual, «na última década, tem crescido consecutivamente nas exportações», em termos de valor.

O top 5 dos mercados das exportações de frutas, legumes e flores portugueses continua a ser ocupado, em ordem descendente, por Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido, sendo que a União Europeia é responsável por 80% do valor exportado. A Portugal Fresh – que organizou um stand conjunto na Fruit Logistica, feira internacional do sector hortofrutícola que decorre em Berlim, Alemanha, desde dia 7 e termina hoje – assinala também que, «apesar da valorização nos mercados internacionais, o ano de 2023 foi exigente para a produção nacional e os dados do comércio internacional reflectem este contexto: em volume, as exportações diminuíram 4,9%, fruto da quebra de produção em algumas culturas-chave, provocada pela seca».

«Os dados divulgados hoje reflectem o dinamismo das empresas portuguesas e a crescente preferência dos consumidores estrangeiros pela qualidade e sabor dos nossos produtos. Portugal tem uma localização privilegiada, com um clima que nos permite produzir cada vez mais ao longo de todo o ano. É pela qualidade, sabor e frescura que queremos competir», afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh. «As alterações climáticas levaram a diminuições no volume de produção, tornando urgente uma rede nacional de água, que nos permita aproveitar a procura crescente pelos nossos produtos. Ao mesmo tempo, a estratégia Farm to Fork, que está no centro do European Green Deal da União Europeia, torna impossível assegurar a produção de alimentos na escala necessária para alimentar a UE, aumentando as importações de países terceiros e diminuindo a segurança alimentar. Para assegurarmos produtos seguros, de qualidade e a preços justos para os consumidores, temos de garantir que os agricultores conseguem aumentar a produção e assegurar rentabilidade», salienta Gonçalo Santos Andrade.

Criada em Dezembro de 2010, a Portugal Fresh tem actualmente 112 sócios – «que representam cerca de 5.000 agricultores» – e tem como objectivo «reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais» e «atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030». A entidade tem em curso um “Projecto Conjunto de Internacionalização” que, até 2025, prevê a realização de missões empresariais e acções de prospecção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais e iniciativas de promoção «para acelerar a presença internacional do sector».

Este projecto é apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 1.561.663,52 euros, financiado em 48,8% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...