Bárbara Monteiro, empreendedora e produtora, é a convidada do próximo workshop do projecto “Equal Rural”. Este evento tem lugar no dia 2 de Novembro, a partir das 15h30, em formato online, através da plataforma Zoom.
Licenciada em Gestão de Marketing e com uma Pós-Graduação em Marketing, Bárbara Monteiro transitou da área da comunicação para a agricultura e é a responsável da Mainova, marca portuguesa de vinhos e azeites, sediada na Herdade da Fonte Santa, no Vimieiro, em Arraiolos, Alentejo. Segundo os promotores do projecto “Equal Rural”, «Bárbara Monteiro é a mais nova de três irmãs e, por isso, ouviu durante toda a sua vida, por vezes a contragosto, que era a “mainova”», sendo que «em 2010 decidiu mudar radicalmente de vida, quando o seu pai adquiriu a Herdade da Fonte Santa, no Vimieiro, Arraiolos»: «agarrou o projecto familiar e deu-lhe uma nova estética e vida e é assim que nasce a Mainova, nome dado por ser a ‘Mainova’ da família».
Promovido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), em parceria com a associação para o desenvolvimento rural InovTerra, o projecto “Equal Rural” tem como objectivo «a promoção do papel das mulheres na agricultura e enquanto empresárias agrícolas» e «valorizar a mulher no mundo rural». Segundo os promotores, esta iniciativa está centrada «nas mulheres no sector agrícola» e o seu foco consiste em «estudar, desenvolver e promover a sua participação e representação em todos os postos do sector, incluindo aqueles que se relacionam com lugares de liderança e de tomada de decisões, beneficiando inclusive nas mesmas condições (por exemplo, igualdade salarial)».
«Este projecto de intervenção incide, primeiramente, sobre a identificação de práticas/medidas que possam impulsionar a sua participação e representação e que cessem com situações de discriminação e desigualdade; depois, sobre a sensibilização, reconhecimento e valorização do papel e trabalho desenvolvido pelas mulheres no sector agrícola; e, por fim, sobre a capacitação das mulheres em áreas em que estas sentem dificuldades ou para as quais não estão devidamente capacitadas», explicam. No âmbito do “Equal Rural”, já decorreram em 2023 sete workshops online, que tiveram como convidadas Diana Valente, Cláudia Pacheco, Ondina Afonso, Isabel Martins, Teresa Moreira, Sónia Brito e Lídia Santiago.
Os interessados em inscrever-se para assistir a este workshop podem fazê-lo aqui. Em alternativa, podem enviar um email para o endereço inovterrasocial@gmail.com
