Halloween: Love Butternut promove concurso de decoração de abóboras

A propósito do Halloween, a “Love Butternut”, associação de produtores de abóbora portugueses e espanhóis, lançou o concurso “A abóbora mais terrorífica”, destinado a «mais de 3.400 alunos» do pré-escolar e primeiro ciclo de 45 escolas do território nacional, que foram desafiados a decorar uma abóbora Butternut, «produzida em Portugal», e depois a cozinhá-la. A final deste concurso vai ter lugar no dia 31 de Outubro, no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém – evento que acolheu, em 2022, a primeira edição desta iniciativa –, e o autor da abóbora decorada escolhida pelo júri como vencedora vai receber um vale de oferta para a experiência “Dormindo com Tubarões”, no Oceanário de Lisboa.

Entre os dias 17 e 24 de Outubro, os alunos inscritos tiveram oportunidade de pintar e decorar abóboras nas salas de aula, juntamente com os seus professores, que depois deveriam ser usadas para confeccionar uma receita de biscoitos alusiva ao tema Halloween. No dia 31 de Outubro, no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém (ver o programa mais abaixo) também se realiza «um showcooking de biscoitos terroríficos, com Rodrigo Castelo e Mimi Castelo, destinado a todos os participantes» e, «para celebrar o Halloween sem desperdício alimentar, cerca de 70 crianças vão também pintar e decorar abóboras».

Em paralelo, o concurso de decoração de abóboras também está aberto à participação de outras crianças, com a ajuda dos pais ou encarregados e, para o efeito, até 6 de Novembro, «abóboras Butternut produzidas em território nacional vão estar à venda nos principais hipermercados e supermercados, com uma etiqueta especial que desafia os consumidores a participar». A etiqueta da abóbora tem um QR Code, que deve ser usado para enviar uma fotografia da abóbora decorada «da forma mais assustadora possível».

A associação promotora desta iniciativa – sobre a qual pode saber mais aqui – refere que, «no fim, todas as abóboras vão a concurso» e que «a que conseguir aterrorizar o júri neste Halloween ganha quatro bilhetes para a Isla Mágica», em Sevilha (Espanha). Neste caso, o vencedor será anunciado no dia 9 de Novembro.

Segundo a “Love Butternut”, esta iniciativa visa «valorizar este vegetal nacional, impulsionar o seu consumo e combater o desperdício alimentar», ao mesmo tempo que celebra o Halloween. A entidade – que tem como missão «promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha» – explica que «as variedades da família Butternut são as mais indicadas para pintar e comer, devido ao tipo de pele, que é dura e impermeável, o que permite que as crianças a decorem, com qualquer tipo de material, sem que a sua polpa seja contaminada».

Programa de 31 de Outubro no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

11h00 – Actividade de decoração de abóboras

11h30 – Entrega do Prémio “A abóbora mais terrorífica” para as escolas do concelho de Santarém

12h00 – Showcooking “Biscoitos de Abóbora”, com Rodrigo Castelo e Mimi Castelo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...