Quarta edição do programa TalentA já tem candidaturas abertas

Estão abertas até 31 de Janeiro de 2024 as candidaturas para a quarta edição do Programa TalentA, uma iniciativa da empresa Corteva Agriscience e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que visa atribuir a mulheres com projectos em zonas rurais um apoio extra para o desenvolvimento destes. Estão disponíveis três prémios: o primeiro projecto premiado receberá um apoio financeiro de 5.000 euros para investir no desenvolvimento do seu negócio e as duas finalistas vão ter acesso a formação e assessoria por parte de profissionais do sector, a par de «uma campanha de divulgação e visibilidade dos seus projectos».

A candidatura, com os materiais necessários, deve ser efectuada por email, sendo possível consultar os termos e condições no site da iniciativa, onde também pode obter outras informações sobre o projecto e sobre as premiadas das edições anteriores. As vencedoras serão anunciadas a 8 de Março de 2024, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

Presente em nove países – Argentina, Chile, Espanha, Hungria, México, Portugal, Roménia, Rússia e Ucrânia –, o Programa TalentA foi apresentado como «uma história de sucesso» no Parlamento Europeu a mais de 60 organizações membros que defendem os interesses das mulheres que trabalham em zonas rurais na União Europeia e, desde 2019, «já conseguiu empoderar mais de 1.000 mulheres», referem os promotores. Esta iniciativa, dizem, visa «empoderar mulheres com projectos inovadores, ligados ao sector agroalimentar e concebidos para serem desenvolvidos no meio rural», e permitir às mulheres portuguesas que trabalham em zonas rurais «demonstrarem o seu papel chave no sector agrícola e agroalimentar».

Segundo os promotores, «cerca de 50% da população rural é constituída por mulheres com a sua actividade ligada ao mundo rural» e «o objectivo do programa TalentA é encontrar projectos que necessitem de apoio externo para ultrapassar as barreiras enfrentadas pelas mulheres que trabalham em zonas rurais». Os principais critérios de avaliação dos projectos são «a luta contra o despovoamento rural, o impacto ambiental, económico e social na área onde se desenvolvem, bem como a inovação e a transformação digital».

CORTEVA_TALENTA5_FACTSHEET
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...