UTAD realiza convenção sobre ensino agrário em Portugal a 17 de Março

Vai decorrer durante o dia 17 de Março, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, uma convenção nacional dedicado ao tema “O ensino agrário em Portugal. Que futuro?”. Esta iniciativa é promovida pela UTAD, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e a organização espera a participação de outras instituições de ensino universitário, politécnico e profissionalizante, de associações e empresas do sector agrário, de órgãos nacionais de regulação do ensino e de estudantes.

Segundo a UTAD, até à data do evento haverá grupos de trabalho que vão estudar temas como «a procura do ensino agrário por novos estudantes, o aumento da capacitação científica e técnica dos diplomados, a interacção entre o ensino e a investigação e o enquadramento dos diferentes níveis de ensino», sendo que «as conclusões serão apresentadas e discutidas a 17 de Março, numa sessão pública». A organização refere que a sessão plenária á «aberta à comunidade» e que «terá a presença de especialistas internacionais e de membros do Governo».

«É a primeira vez que uma convenção deste género se realiza em Portugal, pelo que acreditamos que esta análise prospectiva será útil para o progresso do ensino agrário. Esta iniciativa será também indispensável para uma nova agenda do sector agrário, para um crescimento sustentável e para uma resposta aos desafios da segurança alimentar da população mundial, da protecção das florestas e de outros ecossistemas e da obstaculização dos efeitos das alterações climáticas», afirma José Luís Mourão, docente da UTAD. Pode obter aqui mais informações sobre a convenção nacional “O ensino agrário em Portugal. Que futuro?”.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...