No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para a Sustentabilidade, situado na Fataca, em Odemira, vai acolher produtores de pequenos frutos, numa acção promovida pela Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos. O objectivo desta iniciativa é «apresentar os resultados dos ensaios realizados pelo Centro em 2024 e os trabalhos em curso, e partilhar conhecimento com os produtores da Lusomorango».
O Centro de Investigação para a Sustentabilidade resulta de uma parceria de cooperação entre o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Lusomorango e as empresas Driscoll’s e Maravilha Farms e está instalado no Polo de Inovação da Fataca, do INIAV. Segundo a Lusomorango, «é o primeiro laboratório de investigação e demonstração de práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras no domínio do uso sustentável da água e dedicado aos pequenos frutos».
O Centro «tem como objectivo produzir conhecimento científico para apoiar os produtores com soluções que permitam o uso eficiente da água, a integração de sistemas de natureza biológica apoiados na biodiversidade, redução de pesticidas, redução do impacto do plástico e desenvolvimento de soluções alternativas», indica a Lusomorango. A organização de produtores refere também que, «afirmando-se como colaborativo, o Centro tem ainda a missão de partilhar o conhecimento produzido, não só com a comunidade local, mas também com todo o sector agrícola, nacional e internacional».