O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de Abril um webinar técnico subordinado ao tema “Doenças da oliveira e Xylella fastidiosa”, através da plataforma Zoom. Este webinar tem início às 10h30, é de acesso livre e é gratuito, mas de inscrição obrigatória, a qual pode ser feita aqui.
A iniciativa é desenvolvida no âmbito do projecto “Da oliveira à mesa”, promovido pela CEPAAL, e financiado pelo PDR 2020. Segundo a entidade, neste evento, cujo programa pode consultar em baixo, pretende-se dar resposta a várias perguntas: «Quais são as principais doenças que afectam as oliveiras em Portugal e como é que elas impactam a produção de azeite? Porque é que a bactéria Xylella fastidiosa representa uma ameaça tão grande para os olivais e para os olivicultores? Quais as medidas de prevenção e controlo recomendadas para evitar a propagação desta bactéria? Como se está a inovar na monitorização e gestão de doenças nos olivais e da Xylella fastidiosa?».

Neste contexto, estará em destaque a plataforma de monitorização de cigarrinhas – que, em adultas, são vectores da Xylella fastidiosa –, desenvolvida no âmbito do projecto “SNM_XylellaVt – Sistema Nacional de Monitorização de Insectos Vectores da Xylella fastidiosa”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta iniciativa apela a que qualquer pessoa que detecte espumas em plantas – localizadas principalmente nos caules das plantas (como se pode ver na imagem em baixo, divulgada no âmbito do projecto SNM_XylellaVt), as espumas são sinais da presença destas espécies de insectos vectores de transmissão da bactéria Xylella fastidiosa – reporte essa detecção através de uma aplicação e de um formulário online, complementando com fotografias. Pretende-se, com esses dados, «criar um mapa actualizado da distribuição temporal e espacial do aparecimento da fase juvenil de quatro espécies de cigarrinhas, existentes em Portugal, que, uma vez adultas, são responsáveis por transportar a bactéria de quarentena Xylella fastidiosa de uma planta para outra».

Como o projecto “Da oliveira à mesa” visa aumentar a literacia sobre o azeite do Alentejo, desde a sua origem no campo até chegar às mesas de refeição, «e privilegiando igualmente a componente prática deste tema», o CEPAAL vai realizar no dia 2 de Abril, às 9h00, uma visita de campo, à Estação de Melhoramento de Plantas de Elvas. A inscrição nesta visita é gratuita, mas obrigatória e pode ser feita aqui.