No dia 28 de Fevereiro, o Auditório 3 (CBPBI) da Escola Superior Agrária de Castelo Branco acolhe o “Seminário de Encerramento do Projecto Restore: Biopreparados em sistemas de produção agroecológicos”. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), este projecto resultou de uma colaboração entre as Escolas Superiores Agrárias dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, de Coimbra e de Viseu, através do Centro de Estudos Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS).
Segundo a RedeRural, este projecto surgiu da «necessidade de compreender melhor os biopreparados utilizados na agroecologia (incluindo agricultura biológica, regenerativa e sintrópica)», devido à «falta de conhecimento sobre a sua composição, utilização e potenciais efeitos secundários». «Durante o projecto, foram levantados e estudados diversos biopreparados utilizados por agricultores agroecológicos em Portugal. A análise incluiu a composição química, actividade biológica e possíveis efeitos secundários desses preparados em diferentes componentes do ecossistema, como solo, fungos e plantas. Os resultados desta investigação fornecerão informações técnicas para a utilização desses biopreparados em sistemas de produção agroecológicos e servirão como base para futuros projectos de investigação», refere a RedeRural, acrescentando que este seminário de encerramento irá permitir «partilhar esses resultados e discutir o papel dos biopreparados na produção agroecológica».
A entrada é livre, mediante inscrição prévia – que deve ser efectuada aqui até 23 de Fevereiro –, estando limitada a 50 participantes. Pode consultar aqui o programa do “Seminário de Encerramento do Projecto Restore: Biopreparados em sistemas de produção agroecológicos”, iniciativa que está integrada nas comemorações do 40.º aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco.