Inês Marques Lopes, com o seu projecto PTachio, venceu a 10.ª edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores, uma iniciativa da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Desenvolvido na zona de Arraiolos, o projecto PTachio envolve a produção de pistáchio e porco preto numa extensão de 114 hectares, permitiu a criação de três postos de trabalho permanentes e 10 temporários, «tendo um forte enfoque tecnológico e nas boas práticas agrícolas», refere a Bayer, empresa que apoia esta iniciativa.
O anúncio e entrega do prémio decorreu na Agroglobal, certame que se realiza no CNEMA, em Santarém, de 5 a 7 de Setembro. Formada em engenharia agronómica, Inês Marques Lopes vai representar Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, no Parlamento Europeu, em Bruxelas e irá concorrer ao Prémio de Melhor Jovem Agricultor da Europa.
O Concurso Nacional de Jovens Agricultores conta também com o apoio da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), da Consulai, da New Holland e da Repsol. Segundo os promotores, esta iniciativa «visa reconhecer e dar visibilidade aos projectos promovidos por jovens agricultores em Portugal, promover a partilha de boas práticas associadas a projectos de investimento e envolver todas as entidades públicas e privadas para a promoção da importância dos jovens agricultores».
