InovCluster promove participação de PME do agroalimentar em feiras internacionais

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro está a promover a participação de pequenas e médias empresas do agroalimentar portuguesas em dois certames internacionais, no âmbito do “Projecto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2023-25”. A Nordic Organic Food Fair vai decorrer de 15 e 16 de Novembro, em Malmö, na Suécia, «é o maior evento de comércio de alimentos e bebidas orgânicos certificados na região nórdica», «conta com mais de 400 empresas expositoras e permite o networking com mais de 5500 profissionais desta indústria», indica a InovCluster.

A Alimentaria Barcelona vai ter lugar de 18 a 21 de Março de 2024 em Barcelona, Espanha, «é considerada a maior feira do sector agroalimentar de Espanha» e, na última edição, que se realizou em 2022, contou com mais de 100.000 visitantes, cerca de 3.000 expositores e mais de 2.000 compradores convidados». Esta participação na Alimentaria Barcelona está a ser promovida através de uma parceria com a Portugal Foods.

A InovCluster refere que ambos os certames têm vagas limitadas, que «as empresas participantes serão ressarcidas em conformidade com a legislação relativa aos incentivos no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME – Projecto Conjunto» e que «as empresas com sede nas NUT Norte, Centro, Alentejo, Algarve e Área Metropolitana de Lisboa têm taxa de financiamento até 50%». O “Projecto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2023-25” é cofinanciado pelo Compete 2030, Portugal 2030, Algarve 2030, Lisboa 2030 e União Europeia no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, foi recentemente aprovado, é liderado pela InovCluster e pela Agrocluster do Ribatejo e «visa potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar numa lógica de indústria 4.0 e incrementar a sua orientação exportadora para mercados mais sofisticados».

A InovCluster afirma que «o plano de acção conjunto aprovado, num total de 25 acções, encontra-se fortemente coerente, equilibrado e consistente com os objectivos do projecto Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2023-25, porque identifica as soluções, as actividades e as oportunidades do sector, e encontra-se igualmente alinhado com as prioridades políticas no domínio da competitividade e internacionalização e do Plano de Internacionalização 2030». Os interessados em participar nestes eventos ou em obter mais informações podem fazê-lo no site da InovCluster ou através do email international@inovcluster.com

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...