Portugal Fresh promove presença de 25 entidades na Fruit Logistica

O stand conjunto promovido pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal na edição de 2024 da Fruit Logistica, que decorre em Berlim, Alemanha, de 7 a 9 de Fevereiro, vai contar com 25 entidades do sector alimentar nacional. Destas, 14 são empresas produtoras e exportadoras de frutas e legumes, que têm agendadas reuniões «com actuais clientes, para reforço de parcerias, e potenciais compradores de várias geografias mundiais».

A Portugal Fresh realça que as empresas de frutas e legumes portugueses «procuram negócios com valor acrescentado em Berlim» e que a presença na feira internacional Fruit Logistica, «que espera 63.000 visitantes de 140 países», é uma das estratégias de promoção da associação «para aumentar a visibilidade das empresas portuguesas nos mercados externos e impulsionar as exportações». A entidade sublinha que o seu grande objectivo é «reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais, valorizar a produção e atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030».

«A promoção internacional feita de forma conjunta e estruturada nos últimos 10 anos tem dado um impulso às exportações portuguesas deste sector. Entre Janeiro e Novembro de 2023 (últimos dados disponíveis), as vendas internacionais ultrapassaram os 2.100 milhões de euros. Já em quantidade, as exportações diminuíram cerca de 5%, reflexo também da queda de produção em algumas culturas devido à seca», detalha a Portugal Fresh. Em termos de mercados das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, Espanha é o principal comprador, seguido de França, dos Países Baixos e da Alemanha – país que se tem mantido na quarta posição nos últimos anos –, sendo que a União Europeia representa «80% do valor exportado».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

456a
Portugal Fresh promove presença de 25 entidades na Fruit Logistica
1a
Agricultores reúnem com ministra e continuam a existir protestos
edaf
Resultados da aplicação de ProAct aa e de PREzym em citrinos e kiwi

Notícias relacionadas

1a
Agricultores reúnem com ministra e continuam a existir protestos
Decorrem hoje, 6 de Fevereiro, reuniões entre a ministra da Agricultura e Alimentação,...
edaf
Resultados da aplicação de ProAct aa e de PREzym em citrinos e kiwi
A EDAF, LDA está a desenvolver produtos, com tecnologias inovadoras, fundamentados...
post-facebook-instagram-1
Candidaturas abertas à 8.ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal
Estão abertas até 22 de Maio as candidaturas à oitava edição do Prémio Ecotrophelia...
water drop
PDR 2020 abre concurso para investimentos em captações de águas subterrâneas no Algarve
Está aberto até 29 de Fevereiro próximo um período de candidaturas à Operação...