O stand conjunto promovido pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal na edição de 2024 da Fruit Logistica, que decorre em Berlim, Alemanha, de 7 a 9 de Fevereiro, vai contar com 25 entidades do sector alimentar nacional. Destas, 14 são empresas produtoras e exportadoras de frutas e legumes, que têm agendadas reuniões «com actuais clientes, para reforço de parcerias, e potenciais compradores de várias geografias mundiais».
A Portugal Fresh realça que as empresas de frutas e legumes portugueses «procuram negócios com valor acrescentado em Berlim» e que a presença na feira internacional Fruit Logistica, «que espera 63.000 visitantes de 140 países», é uma das estratégias de promoção da associação «para aumentar a visibilidade das empresas portuguesas nos mercados externos e impulsionar as exportações». A entidade sublinha que o seu grande objectivo é «reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais, valorizar a produção e atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030».
«A promoção internacional feita de forma conjunta e estruturada nos últimos 10 anos tem dado um impulso às exportações portuguesas deste sector. Entre Janeiro e Novembro de 2023 (últimos dados disponíveis), as vendas internacionais ultrapassaram os 2.100 milhões de euros. Já em quantidade, as exportações diminuíram cerca de 5%, reflexo também da queda de produção em algumas culturas devido à seca», detalha a Portugal Fresh. Em termos de mercados das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, Espanha é o principal comprador, seguido de França, dos Países Baixos e da Alemanha – país que se tem mantido na quarta posição nos últimos anos –, sendo que a União Europeia representa «80% do valor exportado».