Agricultores reúnem com ministra e continuam a existir protestos

Decorrem hoje, 6 de Fevereiro, reuniões entre a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e representantes da Comissão de Agricultores da Beira Litoral (grupo que organizou os protestos de dia 1 e 2 de Fevereiro em Estarreja) e representantes do Movimento Cívico dos Agricultores (grupo que promoveu manifestações em Coimbra, a 1 e 2 de Fevereiro). As reuniões foram agendadas no dia 2 de Fevereiro.

Durante a manhã do dia de hoje, estavam a ocorrer manifestações de agricultores em Viana do Castelo – organizadas pelo Movimento dos Agricultores do Norte –, com marchas lentas e cortes de estradas, nomeadamente a Estrada Nacional 13. Ontem, 5 de Fevereiro, teve lugar no distrito de Leiria, na zona da Benedita uma manifestação de agricultores, com marcha lenta de maquinaria agrícola (no IC2), sendo que em Espanha, junto à fronteira de Vilar Formoso, também se verificaram protestos de agricultores.

Entretanto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje que iria propor a retirada da proposta do Uso Sustentável de Pesticidas – uma decisão que terá de ser ratificada pelo conjunto dos Comissários da Comissão –, que tinha sido apresentada em 2022, que pretendia conduzir a um corte acentuado no uso de pesticidas e que tinha sido rejeitada pelo Parlamento Europeu no fim de 2023. Este tema e a eventual apresentação de uma nova proposta de legislação para uso sustentável de pesticidas ficará a cargo da nova Comissão Europeia, a formar depois das eleições europeias – que decorrem de 6 a 9 de Junho deste ano.

Recorde-se que, nas últimas semanas, têm existido também manifestações de agricultores em diferentes países da União Europeia (UE). A cidade de Bruxelas, na Bélgica, onde estão sediadas várias entidades da UE, foi alvo preferencial de manifestações de agricultores na semana passada.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

FLF 248_publirreportagem Lipor
Lançamento do livro “Limão do pomar ao prato” está para breve
456a
Portugal Fresh promove presença de 25 entidades na Fruit Logistica
1a
Agricultores reúnem com ministra e continuam a existir protestos

Notícias relacionadas

FLF 248_publirreportagem Lipor
Lançamento do livro “Limão do pomar ao prato” está para breve
“Limão do pomar ao prato” é uma publicação dirigida a todos os que de alguma...
456a
Portugal Fresh promove presença de 25 entidades na Fruit Logistica
O stand conjunto promovido pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção...
edaf
Resultados da aplicação de ProAct aa e de PREzym em citrinos e kiwi
A EDAF, LDA está a desenvolver produtos, com tecnologias inovadoras, fundamentados...
post-facebook-instagram-1
Candidaturas abertas à 8.ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal
Estão abertas até 22 de Maio as candidaturas à oitava edição do Prémio Ecotrophelia...