“Atlantic meets Mediterranean” é a nova assinatura da PortugalFoods, desenvolvida no âmbito da estratégia de internacionalização para o triénio 2019-2021. Esta mudança ao nível da imagem e da comunicação visa «transmitir as especificidades da produção agroalimentar nacional» e a «singularidade» deste sector, de forma a «diferenciar a oferta portuguesa nos mercados externos».
A associação defende que, «sendo a produção nacional uma expressão ímpar da influência atlântica e mediterrânica, o conceito “Atlantic meets Mediterranean” permitirá valorizar a oferta do sector agroalimentar». Sobre esta mudança, Amândio Santos, presidente da PortugalFoods afirma que, «além de sermos um país soalheiro e hospitaleiro, possuímos também traços únicos na nossa forma de estar e de produzir devido à nossa posição geográfica privilegiada e às diversas influências culturais que recebemos», sendo que «tudo isto, aliado à distinção dos produtos portugueses, fez com que existisse a necessidade de criarmos uma nova assinatura para a PortugalFoods, que exprimisse esta diferenciação, com impacto nas exportações e na internacionalização das empresas».
A associação refere que a «frente principal» da sua estratégia de internacionalização é «o crescimento da presença portuguesa nos mercados internacionais». Neste contexto, «uma das conclusões da estratégia é a necessidade de comunicar Portugal como país de Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, sobretudo nos mercados onde este conceito é reconhecido e associado a um modo de vida e de consumo», ao que acresce que, «noutros mercados, será importante comunicar a influência atlântica na produção agroalimentar portuguesa enquanto factor diferenciador».