Moura acolhe em Maio eventos dedicados ao azeite

Entre 5 e 14 de Maio, realiza-se na cidade de Moura a XVI OlivoMoura, iniciativa que inclui o Congresso Nacional do Azeite e a Feira Nacional de Olivicultura. O Congresso Nacional do Azeite, que é organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Moura, vai ter lugar no Cine-Teatro Caridade, no dia 5 de Maio, e a Feira Nacional de Olivicultura, que decorre entre 11 e 14 de Maio, no Parque Municipal de Feiras e Exposições.

A OlivoMoura visa divulgar o azeite, um dos produtos de excelência do concelho, e é organizada por várias entidades: Câmara Municipal de Moura, CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, ADEMO, Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Herdade da Contenda, AJAM, Associação Equestre de Moura, Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Clube Mourense Amadores de Pesca e Caça Desportiva, Comoiprel, Escola Profissional de Moura, Escola Secundária de Moura e Polícia de Segurança Pública.

O programa do Congresso Nacional do Azeite, que pode consultar aqui, está estruturado em três painéis temáticos – “Olival português e a sociedade (Impacto sociológico e mediático)”, “Sustentabilidade” e “Subprodutos do sector olivícola – Que soluções/alternativas?” – e inclui palestras – com oradores nacionais e estrangeiros –, workshops e degustações. Segundo a organização, este evento pretende constituir um «ponto de encontro para os profissionais do sector» e um «palco de discussões e partilha de informação relativamente a temáticas relacionadas com o sector olivícola e oleícola, privilegiando a divulgação de informação de cariz sobretudo técnico».

O Congresso Nacional do Azeite é uma iniciativa integrada no projecto “OLI(V)ALL-IN – Sobre Azeite e Olival”. que é cofinanciado por fundos comunitários e nacionais, através do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020). Pode consultar aqui e aqui mais informações sobre este projecto, que teve início em Janeiro de 2022 e que termina em Dezembro de 2023.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...