José António Nogueira de Brito é o novo presidente da APED

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) elegeu recentemente os órgãos sociais para o período entre 2023 e 2027, com José António Nogueira de Brito, em representação do Pingo Doce, a assumir o cargo de presidente da Direcção. Segundo a APED, o mandato dos novos órgãos sociais «terá como prioridades a competitividade do sector, a captação, formação e requalificação das suas pessoas, a sustentabilidade e a acção climática e a transição digital».

«É com sentido de responsabilidade que assumo a presidência da APED durante os próximos quatro anos. São muitos os desafios que se colocam ao sector da distribuição e retalho, que tornam imprescindível que a APED seja uma voz ouvida e respeitada, um parceiro nas soluções e um agente de mudança positiva na sociedade portuguesa. Com os meus colegas de Direcção, estou certo que seremos capazes de consolidar o percurso que a associação tem vindo a trilhar, sem perder de vista as oportunidades futuras nas quais o sector deverá estar na linha da frente», afirma José António Nogueira de Brito (na fotografia abaixo). O novo presidente da Direcção trabalha há 30 anos no sector da distribuição e é, desde 2020, Chief Commercial Officer do Grupo Jerónimo Martins.

A nova Direcção da APED inclui ainda dois vice-presidentes – Ana Alves, em representação da Modelo Continente, e Solange Farinha, em representação da Auchan – e seis vogais – Sérgio Ramos (Lidl), Joana Neto (Dia), Cláudia Domingues (IKEA), Francisco Fonseca (ITMP), Nuno Luz (FNAC) e José Catarino Tavares (El Corte Inglés).

A APED sublinha que representa mais de 144.000 colaboradores – divididos entre 104.000 no retalho alimentar e 40.000 no retalho especializado –, distribuídos por mais de 4.500 lojas, e o sector da distribuição e retalho representa mais de 12,4% do PIB (Produto Interno Bruto) de Portugal. Assinala ainda que, ao longo dos últimos quatro anos, as empresas suas associadas «criaram 6.000 novos postos de trabalho e investiram mais de 150 milhões de euros na formação e requalificação dos seus colaboradores».

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