José António Nogueira de Brito é o novo presidente da APED

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) elegeu recentemente os órgãos sociais para o período entre 2023 e 2027, com José António Nogueira de Brito, em representação do Pingo Doce, a assumir o cargo de presidente da Direcção. Segundo a APED, o mandato dos novos órgãos sociais «terá como prioridades a competitividade do sector, a captação, formação e requalificação das suas pessoas, a sustentabilidade e a acção climática e a transição digital».

«É com sentido de responsabilidade que assumo a presidência da APED durante os próximos quatro anos. São muitos os desafios que se colocam ao sector da distribuição e retalho, que tornam imprescindível que a APED seja uma voz ouvida e respeitada, um parceiro nas soluções e um agente de mudança positiva na sociedade portuguesa. Com os meus colegas de Direcção, estou certo que seremos capazes de consolidar o percurso que a associação tem vindo a trilhar, sem perder de vista as oportunidades futuras nas quais o sector deverá estar na linha da frente», afirma José António Nogueira de Brito (na fotografia abaixo). O novo presidente da Direcção trabalha há 30 anos no sector da distribuição e é, desde 2020, Chief Commercial Officer do Grupo Jerónimo Martins.

A nova Direcção da APED inclui ainda dois vice-presidentes – Ana Alves, em representação da Modelo Continente, e Solange Farinha, em representação da Auchan – e seis vogais – Sérgio Ramos (Lidl), Joana Neto (Dia), Cláudia Domingues (IKEA), Francisco Fonseca (ITMP), Nuno Luz (FNAC) e José Catarino Tavares (El Corte Inglés).

A APED sublinha que representa mais de 144.000 colaboradores – divididos entre 104.000 no retalho alimentar e 40.000 no retalho especializado –, distribuídos por mais de 4.500 lojas, e o sector da distribuição e retalho representa mais de 12,4% do PIB (Produto Interno Bruto) de Portugal. Assinala ainda que, ao longo dos últimos quatro anos, as empresas suas associadas «criaram 6.000 novos postos de trabalho e investiram mais de 150 milhões de euros na formação e requalificação dos seus colaboradores».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...