Mais de três dezenas de estudantes de 12 instituições de ensino superior a concurso na 7ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

Há para todos os gostos: snacks, sobremesas, produtos de padaria ou bebidas. Em comum: são produtos alimentares inovadores, que respondem às novas tendências de consumo e procuram ter um impacto positivo no ambiente, combatendo o desperdício alimentar e valorizando subprodutos da indústria alimentar. Estes produtos vão ser dados a provar na competição nacional do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2023, que decorrerá no próximo dia 4 de Julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. 

Esta iniciativa, que já vai na sua sétima edição, destina-se a equipas multidisciplinares de estudantes do Ensino Superior, com espírito empreendedor e vontade de arregaçar as mangas, e visa o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável em toda a sua amplitude, desde o conceito, formulação, produção e packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial. 

Apuradas para a fase final, depois de um processo de candidatura e escrutínio prévio, estãooito equipas de estudantes das mais diversas instituições do sistema científico e tecnológico nacional e que representam uma ampla diversidade de saberes e de experiências: no total, mais de 30 estudantes, provenientes de uma dúzia de universidades e politécnicos, de várias regiões do País.

A um júri composto por cerca de duas dezenas de personalidades, vão dar a conhecer os produtos que conceberam ao longo dos últimos meses. Desta competição final sairá o projecto nacional vencedor que representará Portugal na edição europeia do prémio, que decorrerá na principal feira de novas tendências no sector agroalimentar, a ANUGA, em Outubro, em Colónia, Alemanha.

Da competição nacional sairá também o vencedor do Born from Knowledge, distinção atribuída pela Agência Nacional de Inovação, ao melhor projecto “nascido do conhecimento”. 

Na competição nacional, agendada para o próximo dia 4 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a partir da 9h30 horas, as equipas finalistas irão apresentar os seus projectos finais ao painel de júri do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2023 (composto por especialistas em inovação alimentar, marketeers, e personalidades ligadas ao sector agroalimentar seleccionados pela sua notoriedade, independência e competência), que inclui a degustação dos produtos eco-inovadores desenvolvidos pelos alunos, entrevistas e apresentações (pitch)

Realizar-se-á, pelas 17 horas, a cerimónia de entrega dos prémios, com o anúncio dos vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugares) da 7.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal. 

Este prémio insere-se na competição europeia que, anualmente, reúne as equipas nacionais vencedoras de mais de uma dezena de países. Na edição de 2020 do Prémio ECOTROPHELIA Europe, o preparado fermentado OrangeBee, feito à base de aquafaba (desperdício da indústria alimentar que resulta da água da cozedura de leguminosas e legumes) e de pólen, desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro, foi o grande vencedor, dando destaque ao conhecimento, capacidade de inovação, espírito empreendedor e competitividade do sector agroalimentar português a nível europeu.

Na edição passada, em 2022, Portugal voltou a ocupar o pódio, arrecadando a segunda posição, com o produtoHandy Rice, um snack desidratado à base de arroz e do tubérculo yacon. 

Organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto, TECMAIA, APCER, ANI – Agência Nacional de Inovação e das consultoras Ivity e MarketAccess.

Conta ainda com o patrocínio de diversas entidades: Vieira de Castro, Novarroz, Primor, Monchique, Super Bock, Delta, SONAE, Crédito Agrícola, All the way, SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação e CBS Portugal.  

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas

Notícias relacionadas

olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...
goji
Grupo Sanaberry celebra sétimo aniversário a 29 de Março com evento sobre agricultura
Decorre na manhã do dia 29 de Março um evento subordinado ao tema “As culturas...