Fruit Attraction 2023 com mais 16% de profissionais e mais 10% de expositores e área

Realizada de 3 a 5 de Outubro em Madrid, Espanha, a edição de 2023 da Fruit Attraction, feira internacional do sector hortofrutícola, contou com 2.000 expositores (316 delas novos), provenientes de 56 países, e «uma ocupação de 64.000 metros quadrados líquidos de oferta hortofrutícola repartidos, pela primeira vez, em nove pavilhões» do Ifema. Em comparação com a edição anterior, isto representa um aumento superior a 10% nos dois parâmetros, relata a organização do evento, composta pela Ifema Madrid e pela Fepex.

A 15.ª edição deste certame registou também um total de 103.868 visitantes profissionais, oriundos de 145 países – mais oito do que no ano passado, refere a organização –, o que constitui um incremento de 16% em relação a 2022. No balanço do evento, a organização diz que se trata de um «êxito rotundo», que estes são «os melhores dados de participação de toda a sua trajectória» e que estes números «converteram Madrid na capital mundial hortofrutícola» e ratificaram a Fruit Attraction como «instrumento fundamental para uma comercialização hortofrutícola global».

Em 2023, o “Fresh Produce” – de produtores e comercializadores de frutas e legumes – voltou a ser o segmento com maior superfície expositiva da feira (com 70% da área, tendo crescido 14% em comparação com a edição anterior), enquanto o segmento “Indústria Auxiliar” representou 25% da superfície – com aumento em dois dos seus sectores: Biotech Attraction (5%) e Smart Agro (20%). Com 48 empresas, o segmento “Fresh Food Logistics” teve um incremento de mais de 31%.

Em termos de origens dos expositores da Fruit Attraction, as empresas e entidades de Espanha ocuparam 60% da superfície, sendo que, do total dos expositores espanhóis, a Andaluzia – “Região Convidada” desta edição – foi a região com maior número de empresas (206), seguida por Comunidade Valenciana (155), Múrcia (102), Catalunha (93) e Madrid (84). Com 40% da ocupação, o segmento internacional envolveu 56 países, entre os quais se contabilizam 17 novos mercados, como Áustria, Dinamarca, Chipre ou Bulgária – «que vêm reforçar a potente presença europeia» –, sublinha a organização.

O número dos visitantes internacionais subiu mais de 26% – perfazendo 45% do total – e a procedência Europa tornou a ser a principal – «muito especialmente Itália, França, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Alemanha». Segundo a organização, o maior aumento coube à América Latina – com crescimento em países como Chile, Peru, Brasil, Colômbia, Equador e Argentina –, além de se ter registado «forte presença de profissionais da África do Sul, Estados Unidos e Egipto, entre outros».

A organização destaca também a presença na Fruit Attraction de «700 grandes compradores, chefes de compra retail, importadores e maioristas de 66 países», no âmbito do “Programa de Convidados Internacionais”, financiado pela feira, em colaboração com o Ministério de Agricultura espanhol e o ICEX. O programa “País Importador Destacado” foi este ano dedicado a Brasil, Estados Unidos da América e Canadá.

No espaço “The Innovation Hub” estiveram expostos 54 produtos e serviços. Nos “Innovation Hub Awards”, foram premiadas a xExprimir (na categoria “Fresh Produce”), a FMC Agricultural Solution (“F&V Industry”) e a CAPEC (“Acciones de Sostenibilidad y compromiso”).

A Fruit Attraction contou ainda com 75 apresentações, em eventos integrados na feira, como o VII Congresso Grape Attraction, a Biotech Attraction, o Biofruit Congress e a sessão “Transformação tecnológica, digitalização, inovação e sustentabilidade: 4 investimentos chave impulsionados por linhas de financiamento público”. O certame incluiu também o Foro Biotech, o IV Fresh Food Logistic The Summit, o “Lettuce Attraction” – organizada pela Proexport, esta última agregou várias iniciativas em torno da alface, produto estrela desta edição e a Factoría Chef (espaço gastronómico com 14 demonstrações e acções de showcooking).

A organização da Fruit Attraction destaca ainda o apoio do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação espanhol e que foram recolhidos 32.179 kg de produtos hortofrutícolas dos expositores para o Banco de Alimentos de Madrid. A edição de 2024 da Fruit Attraction está agendada para 8 a 10 de Outubro.

[fotografias: Fruit Attraction]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...