A Madrefruta – Centro de Vendas Hortofrutícolas, uma das três organizações de produtores reconhecidas no Algarve, está em destaque no 13.º episódio da série de reportagens vídeo intitulada “A palavra aos frescos”, disponibilizado recentemente pela Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) e que pode visionar aqui. Com sede em Pechão (Olhão), a Madrefruta conta com 49 produtores – cuja actividade incide nas culturas de framboesa, abacate, frutos tropicais e morango, abrangendo uma área de 260 hectares (160 ha de área coberta e 100 ha ao ar livre) – e regista um volume anual de vendas de 5.500 toneladas e um valor anual de vendas de 33 milhões de euros.

A rubrica “A palavra aos frescos” foi relançada no fim de Agosto de 2022 pela FNOP e é financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), no âmbito do projecto “F&H_Org – Promover e organizar o sector hortofrutícola” da Rede Rural Nacional (na vertente “Observação da agricultura e dos territórios rurais”). Esta iniciativa consiste numa série de reportagens em vídeo sobre organizações de produtores nacionais e os seus produtos, tendo como principal objectivo «mostrar a importância de fazer parte de uma organização de produtores e, desta forma, contribuir para um aumento do grau de organização do sector hortofrutícola em Portugal, aproximando-o o mais possível da média europeia».

Pode visionar aqui ou aqui os episódios anteriores. Os vídeos já foram dedicados às organizações de produtores Alensado, O Melro.OP, CPF, Alentejanices com Tomate, Torriba, Frutus, Hortofrutícolas Campelos, à Frusoal, PrimoHorta, Frutalgoz, Granfer e Provape.
