Estudantes desenvolvem novos produtos alimentares em iniciativa da Universidade Católica Portuguesa

“Appetito” é o nome de um «biscoito salgado com chutney de tomate» que conquistou o primeiro lugar na segunda edição do Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda, uma iniciativa conjunta da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB/UCP) e do Comendador Arménio Miranda e dirigida a estudantes de Mestrado e de Pós-graduação da ESB/UCP. Este novo produto alimentar foi criado por estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar – Ana Mota, Jazmin Osório e Liliana Ribeiro – da ESB/UCP e, segundo o júri, «demonstra a capacidade dos estudantes em desenvolver, através das competências adquiridas no curso, um novo produto que proporciona uma experiência de sabores contrastantes e que está em linha com as tendências dos consumidores».

O segundo classificado foi o “Algabite”, «uma bolacha feita à base de algas selvagens da costa portuguesa, da espécie “Kombu Laminária”, com chocolate e pedaços de amêndoa». Este produto foi criado pelos estudantes Beatriz Ferreira, Duarte Araújo e Nádia Canavezes, também do Mestrado em Engenharia Alimentar da ESB.

Em terceiro lugar ficou o “Mill”, «um pão sem glúten feito à base de perdas vegetais/hortícolas da indústria alimentar, incorporando o milho-painço». A autoria deste produto coube aos estudantes Alex Andrade Lima e João Vasques de Almeida, igualmente do Mestrado em Engenharia Alimentar.

No âmbito desta iniciativa, refere a organização, os estudantes devem identificar e aplicar, «com base científica», «as mais recentes tendências alimentares, alinhadas com as exigências de saúde e bem-estar da vida pessoal e familiar, num contexto ambiental cada vez mais crítico». Assim, o Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda «desafia ao desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável nas diferentes fases, desde o conceito, a formulação, o processo de fabrico, a embalagem até ao mercado e ao plano de negócios», explicam.

Na segunda edição do Programa, foi ainda atribuído o Prémio Inovação ao “Eat With Me”, «talheres comestíveis 100% biodegradáveis, uma solução facilmente substituível dos talheres de plástico e produzida utilizando menos energia do que os utensílios de plástico», indica a organização. As responsáveis pelo produto – Catarina Lourenço e Francisco Carvalho, também estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar – «usaram ingredientes de origem vegetal, como farinha de aveia, farinha de arroz e farinha de grão de bico».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...