Escola Superior de Biotecnologia lança nova Pós-graduação em Ciência de Dados em Biotecnologia

Preparar profissionais para a análise de um grande volume de dados na área da biotecnologia. Este é um dos grandes objectivos da nova Pós-graduação em Ciência de Dados em Biotecnologia, lançada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Uma formação pensada para quem quer tirar partido da inteligência artificial para desenvolver ferramentas avançadas de apoio ao diagnóstico e tratamento médico através do processamento de dados.

«Na biotecnologia a ciência de dados é aplicada para acelerar a descoberta de novas terapias, melhorar a eficácia de tratamentos, optimizar processos de diagnóstico clínico e melhorar processos de produção de produtos biológicos, entre muitos outros», refere Pedro Rodrigues, coordenador desta Pós-graduação e docente da Escola Superior de Biotecnologia. «Desenhamos esta oferta pós-graduada para que o participante possa tirar partido da inteligência artificial para desenvolver ferramentas avançadas de apoio ao diagnóstico e tratamento médico através do processamento de dados», explica.

O programa curricular permite obter conhecimentos sólidos em digitalização de informação, tratamento e construção de bases de dados, processamento e análise digital de sinal, técnicas de aprendizagem computacional (machine learning) e criação de interfaces utilizador/máquina.

Ao longo da pós-graduação, o participante vai aprender a criar sistemas de cura, tratamento, processamento e análise de dados; a utilizar ferramentas para extração, pré-processamento e exploração de dados biológicos; a criar modelos descritivos e preditivos de sistemas biológicos e biotecnológicos; e a desenvolver interfaces utilizador-máquina.

Em formato exclusivamente online, a participação nesta formação requer conhecimentos mínimos de programação de computadores (como Python, Matlab, C++ ou Rust). Durante seis meses, com início a 23 de Fevereiro de 2024, as sessões online irão decorrer às sextas‐feiras das 14h30 às 18h30 e sábados das 9h00 às 13h00, de duas em duas semanas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...