Escola Superior de Biotecnologia lança nova Pós-graduação em Ciência de Dados em Biotecnologia

Preparar profissionais para a análise de um grande volume de dados na área da biotecnologia. Este é um dos grandes objectivos da nova Pós-graduação em Ciência de Dados em Biotecnologia, lançada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Uma formação pensada para quem quer tirar partido da inteligência artificial para desenvolver ferramentas avançadas de apoio ao diagnóstico e tratamento médico através do processamento de dados.

«Na biotecnologia a ciência de dados é aplicada para acelerar a descoberta de novas terapias, melhorar a eficácia de tratamentos, optimizar processos de diagnóstico clínico e melhorar processos de produção de produtos biológicos, entre muitos outros», refere Pedro Rodrigues, coordenador desta Pós-graduação e docente da Escola Superior de Biotecnologia. «Desenhamos esta oferta pós-graduada para que o participante possa tirar partido da inteligência artificial para desenvolver ferramentas avançadas de apoio ao diagnóstico e tratamento médico através do processamento de dados», explica.

O programa curricular permite obter conhecimentos sólidos em digitalização de informação, tratamento e construção de bases de dados, processamento e análise digital de sinal, técnicas de aprendizagem computacional (machine learning) e criação de interfaces utilizador/máquina.

Ao longo da pós-graduação, o participante vai aprender a criar sistemas de cura, tratamento, processamento e análise de dados; a utilizar ferramentas para extração, pré-processamento e exploração de dados biológicos; a criar modelos descritivos e preditivos de sistemas biológicos e biotecnológicos; e a desenvolver interfaces utilizador-máquina.

Em formato exclusivamente online, a participação nesta formação requer conhecimentos mínimos de programação de computadores (como Python, Matlab, C++ ou Rust). Durante seis meses, com início a 23 de Fevereiro de 2024, as sessões online irão decorrer às sextas‐feiras das 14h30 às 18h30 e sábados das 9h00 às 13h00, de duas em duas semanas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...