DRAP Norte alerta produtores para doenças que afectam culturas na região do Entre Douro e Minho

A circular nº 03 de 2023 alerta os produtores e os agricultores da região sobre a importância da prevenção e combate a doenças que afectam diversas culturas na região.

Entre as culturas mencionadas na circular, a vinha é susceptível à escoriose americana e BDA, a actinídea pode ser afectada pela PSA, as pomóideas pelo pedrado e a nogueira pela bacteriose.

A circular destaca ainda a importância da utilização de medidas preventivas, como a escolha de variedades resistentes, a limpeza e desinfecção de equipamentos e a realização de podas e tratamentos fitossanitários adequados. Também se disponibilizam tabelas dos estados fenológicos da videira e actinídea para auxiliar os produtores nas suas práticas agrícolas.

Além disso, a circular alerta para o risco da contaminação pela Xylella fastidiosa, uma bactéria que pode afectar diversas culturas na região e para a qual já foi emitido um alerta fitossanitário pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Ressalta-se a importância da adopção de boas práticas na gestão e prevenção de doenças nas culturas da região do Entre Douro e Minho, contribuindo para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Aceda à circular aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1c
Orçamento propõe aumento de 1,9% na despesa total consolidada para Agricultura e Alimentação
image003
Batata Princesa Amandine lança nova variedade de Batatas Cozidas a Vapor com Ervas Provençais
unnamed (18)
AESE apresenta livro sobre "Criar (mais) valor na Vinha e no Vinho"

Notícias relacionadas

1c
Orçamento propõe aumento de 1,9% na despesa total consolidada para Agricultura e Alimentação
Na proposta de Orçamento do Estado para 2024, que o XXIII Governo Constitucional...
image003
Batata Princesa Amandine lança nova variedade de Batatas Cozidas a Vapor com Ervas Provençais
A Batata Princesa Amandine apresenta a sua mais recente novidade as “Batatas...
unnamed (18)
AESE apresenta livro sobre "Criar (mais) valor na Vinha e no Vinho"
A AESE Business School apresenta o livro “Criar (mais) valor na vinha e no vinho:...
IMG_5068-1024x768
Dia da DGAV celebrado a 2 de Outubro
A 2 de Outubro, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) realizou...