Corteva e CAP lançam a 3ª edição do programa TalentA em Portugal

No contexto do Dia Internacional da Mulher Rural, que se celebra a 15 de Outubro, a Corteva Agriscience, empresa agrícola especializada em tecnologia aplicada a sementes, protecção de culturas e agricultura digital, e a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), apresentam a 3ª edição do TalentA, o programa que visa capacitar com financiamento e formação mulheres rurais de referência no sector agroalimentar.

Uma forte aliança com um objectivo comum

O programa TalentA foi lançado em 2019 para destacar o papel-chave que as mulheres rurais desempenham no sector e para as apoiar no desenvolvimento dos seus projectos. «Desde a sua criação em Espanha, o programa tem sido um grande sucesso e tem sido muito bem recebido, totalizando mais de 800 candidaturas de mulheres de nove nacionalidades diferentes na Europa e América Latina. Especificamente em Portugal, mais de 140 mulheres empresárias de diferentes regiões rurais candidataram-se a esta iniciativa», refere a organização em comunicado.

Clara Serrano, vice-presidente da Unidade de Negócios Corteva Agriscience para o Sul da Europa comenta: «É motivo de grande orgulho ver o progresso de um programa como o TalentA, que nasceu em Espanha e já está presente em cerca de dez países de todo o mundo. O trabalho realizado pela CAP permitiu-nos destacar o importante trabalho que as mulheres realizam nas zonas rurais em Portugal. Esta é uma iniciativa chave para a Corteva, que demonstra a nossa intenção de apoiar o sector e de promover a diversidade e a igualdade dentro dele».

Já Luís Mira, secretário-geral da CAP destaca: «A nossa missão é a defesa dos interesses dos agricultores portugueses e, numa altura em que o sector enfrenta tantos desafios, estamos muito honrados em lançar, pelo terceiro ano consecutivo, o Programa TalentA, que visa ajudar a capacitar as mulheres agricultoras portuguesas e a contribuir para o desenvolvimento dos seus projectos empreendedores». 

Apoio às mulheres nas zonas rurais

Em cada uma das edições anteriores, foram seleccionados três projectos finalistas e um vencedor.  Diana Valente foi a grande vencedora da 2ª edição com “Prazeres do Mondego”, um projecto que tem como actividade principal a cerealicultura e a produção de bovinos de raça Jarmelista.

O projecto agro-silvo-pastoril de Inês Lopes, Ptachio, e a iniciativa de Monica Alves, Enxertar ciência na agricultura, foram também premiados na segunda edição do TalentA.

As finalistas terão acesso a aconselhamento e formação personalizada, adaptada ao seu projecto ao longo de 2023, para além de uma campanha de divulgação e visibilidade entre parceiros, instituições, meios de comunicação e redes sociais. A vencedora receberá ainda 5.000 euros para investir na sua iniciativa.

Procuram-se mulheres com ideias inovadoras

Podem concorrer a este programa todas as mulheres com projectos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (excepto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica) e com projectos em fase inicial, de planeamento ou já implementados em ambientes rurais, que pretendem dar início a uma nova linha de negócio ou melhorar a que já têm.

Para participar na terceira edição, as interessadas podem apresentar a sua candidatura aqui ou por e-mail talenta@cap.pt, de 1 de Novembro de 2022 a 31 de Janeiro de 2023. Toda a informação, assim como todos os documentos necessários para a apresentação das candidaturas podem ser descarregados no site do programa.

As vencedoras serão anunciadas dia 8 de Março de 2023, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Assista ao vídeo da 3ª edição do Programa TalentA.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...