Continente inaugura supermercado sem caixas

O Continente inaugurou ontem, 26 de Maio, em Lisboa, a Continente Labs, uma loja sem caixas ou registo de produtos. Segundo a empresa, esta loja recorre a tecnologia de machine vision da startup portuguesa Sensei para evitar filas, caixas ou qualquer registo/scan de produtos: «o espaço está equipado com 230 câmaras e 400 sensores de prateleira que associam os produtos recolhidos (e devolvidos) das prateleiras por cada cliente, criando carrinhos de compras virtuais, e o pagamento é processado automaticamente através do cartão associado».

Com uma área de venda de 150 m2, a loja está localizada na Rua D. Filipa de Vilhena (junto ao Jardim do Arco do Cego) e funciona diariamente das 12h00 às 21h00, sendo necessário o cliente descarregar a app Continente Labs (disponível gratuitamente para Android e iOS) e ser utilizador da app Cartão Continente com Continente Pay e factura electrónica activos. Um comunicado do Continente explica que, «à entrada, basta passar o código QR gerado pela app Continente Labs no leitor, recolher das prateleiras os produtos que quiser – em sacos, nos bolsos ou mesmo na mão – e sair», sendo isto feito «sem uma única paragem, enquanto o telemóvel se encarrega do pagamento com toda a segurança», com a factura a ficar disponível posteriormente na app.

nvstudio_0025b

Com auxílio de inteligência artificial e suportada em machine vision, «a tecnologia utiliza uma redundância de sensores de prateleiras para ter maior confiança sobre as acções dos clientes – ou seja, através do peso que é subtraído da prateleira aquando da retirada do produto, ou do peso que a prateleira recebe, se mudar de ideias e voltar a pousar o produto», refere o Continente. «Desta forma, o cliente tem liberdade de movimentos quase total em loja, dado que pode devolver o artigo a qualquer prateleira para deixar de ser contabilizado no seu carrinho de compras (e não ser cobrado). E à semelhança de qualquer outra loja, pode fazer compras acompanhado: ao entrar mais do que uma pessoa com o mesmo código, os produtos escolhidos por ambos serão adicionados num único carrinho virtual.»

O comunicado da marca de retalho indica que, «depois de o conceito ter sido aplicado por um player tecnológico internacional, o Continente é a primeira cadeia de hipermercados do mundo a inaugurar uma loja 100% cashierless». A loja Continente Labs «disponibiliza uma gama constituída por mais de mil produtos, incluindo frescos como frutas e legumes, carne e peixe», e «o objectivo da marca é ter representação total da gama, como em qualquer outra loja Continente». De acordo com o comunicado, na Continente Labs os clientes podem levar os seus sacos ou comprar os que estão à venda, existe uma máquina de bebidas quentes da Nestlé, com seis bebidas, entre as quais o café, e, para aceder às bebidas alcoólicas terá de se pedir a um colaborador que desbloqueie o expositor refrigerado, sendo o pagamento, em ambos os casos, feito da mesma forma que no resto da loja.

nvstudio_0049c

«No Continente, estamos sempre a pensar no passo seguinte, mas gostamos ainda mais de dar esse passo. A loja Continente Labs é a loja que nos aproxima do futuro. Esta é mais uma experiência pioneira do Continente, em desenvolvimento desde 2019, que permite reforçar as relações entre marca e consumidor e transformar a jornada de compra em algo ainda mais rápido, eficaz e com o mínimo de contactos possível, sempre em segurança. Bastam cinco segundos para comprar algo nesta nova loja», diz Frederico Santos, director de Inovação e Transformação Digital da Sonae MC. «Ainda antes da situação provocada pela covid-19, os clientes já começavam a privilegiar soluções mais simples de checkout (sem operador). É uma tendência que temos vindo a acompanhar há já alguns anos», acrescenta Frederico Santos.

O director de Inovação e Transformação Digital da Sonae MC assinala também que a loja Continente Labs «faz parte de um projeto da marca com várias manifestações enquanto incubadora de experimentação/inovação do Continente» e que «o projecto Continente Labs consiste na promoção da experimentação de soluções inovadoras ao cliente – tecnológicas ou não». O Continente sublinha ainda que «além de ter sido o primeiro supermercado a vender online em Portugal, em 2001, é agora a primeira marca europeia a abrir um loja sem filas, caixas ou registo de produtos».

nvstudio_0134d

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...