Portugal Fresh organiza presença conjunta na Fruit Attraction com mais de 400 m2

Na edição de 2021 da Fruit Attraction, que se realiza de 5 a 7 de Outubro, o stand conjunto de empresas de Portugal promovido pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal vai estar instalado no pavilhão 8 da Ifema Madrid e vai ocupar mais de 400 metros quadrados. Segundo a associação, «o combate às alterações climáticas e o papel das empresas produtoras de frutas, legumes e flores na promoção da sustentabilidade será um dos temas em destaque no stand».

Após o interregno causado em 2020 pela covid-19, a Fruit Attraction – certame internacional do sector hortofrutícola, que decorre anualmente na capital espanhola e que a Portugal Fresh considera «uma das principais feiras empresariais do sector» – retorna ao formato presencial, «contemplando também uma forte componente digital e integrando um conjunto de normas e protocolos relacionados com a covid-19, de forma a garantir a segurança de todos os participantes e visitantes». A Fruit Attraction 2021 representa também o regresso da presença física em eventos internacionais das empresas portuguesas produtoras de frutas e legumes.

«Depois de um ano complexo e desafiante, o regresso às actividades de internacionalização nos mercados-alvo é uma notícia muito positiva. Apesar de todo o contexto, as sucessivas participações da Portugal Fresh em certames internacionais nos últimos dez anos ajudaram as empresas portuguesas a fomentar contactos com os seus clientes externos. Em 2020, o sector não parou e as exportações cresceram 4,4% em valor face ao ano anterior», refere Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh. A propósito do destaque dado, nesta presença portuguesa conjunta, à sustentabilidade e ao combate às alterações climáticas, Gonçalo Santos Andrade afirma que «o sector vê como muito positiva a liderança mundial da União Europeia no combate às alterações climáticas e reforçará o seu empenho e a sua ambição para atingir o equilíbrio adequado entre a sustentabilidade ambiental, social e económica».

A participação conjunta na Fruit Attraction promovida pela Portugal Fresh realiza-se no âmbito do plano de acções do seu Projecto Conjunto de Internacionalização, cujo objectivo principal é a promoção da competitividade das empresas do sector das frutas, legumes e flores, em particular a sua capacitação para a exportação e internacionalização. Em comunicado, a associação realça que, na última década, o valor das exportações das frutas, legumes e flores nacionais duplicou, de 780 milhões de euros (M€) em 2010 para 1,683 M€ em 2020 e que «o sector exporta agora mais de metade do valor da produção».

A Portugal Fresh anuncia ainda que também vai participar na Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que tem lugar de 9 a 13 de Junho, em Santarém, em formato físico reduzido e com uma versão online. Em Setembro, nos dias 7, 8 e 9, a associação vai estar presente na sétima edição da Agroglobal, em Valada do Ribatejo.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...