Tendo em conta a celebração, pela primeira vez, do “Dia Europeu das Barragens e Albufeiras”, no dia 29 de Maio decorre na barragem de Alqueva um dia aberto. Este evento “Dam’s Day”, cujo programa pode consultar mais abaixo, é promovido pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), em parceria com a Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens (CNPGB) e no âmbito da iniciativa lançada pelo Clube Europeu da Comissão Internacional das Grandes Barragens – EurCOLD/ICOLD.
Segundo a EDIA, o dia aberto «é uma oportunidade para o público em geral conhecer mais sobre a barragem de Alqueva e a sua história, as infraestruturas que compõem o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva [EFMA] e a transformação que gerou no território». «Pretende-se com este evento não só fornecer uma visão educativa sobre o que são e como funcionam as barragens, mas também aumentar a consciencialização sobre a importância da gestão da água e a segurança das barragens», explica a EDIA.
De acordo com a EDIA, o “Dia Europeu das Barragens e Albufeiras” conta com a participação activa de vários países membros do EurCOLD (ICOLD European Club), «pretendendo-se que seja um evento anual, com o objectivo de dar a conhecer o papel das barragens e das suas albufeiras nos contextos económico, social e ambiental, envolvendo as comunidades locais». A inscrição nesta iniciativa é gratuita, mas é obrigatória, podendo ser efectuada aqui.
Programa
10h30 | Recepção dos participantes no Centro Alqueva
11h00 | Boas-vindas – José Pedro Salema, presidente da EDIA
11h10 | Porquê um «Dam’s Day»? – Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens (CNPGB)
11h20 | Filme sobre a história da Barragem de Alqueva
11h30 | Visita ao novo Posto de Observação e Comando da Barragem de Alqueva
12h00 | Visita às galerias da Barragem de Alqueva
13h00 | Final do evento