Candidaturas ao concurso Green Cities Europe Award abertas até 2 de Junho

Decorrem até 2 de Junho próximo as candidaturas para inscrição de projectos verdes urbanos nacionais no concurso europeu “Green Cities Europe Award”. Esta vai ser a quarta edição (terceira em Portugal) do concurso, levado a cabo no âmbito da campanha europeia “More green cities for Europe” [“Mais cidades verdes para a Europa”], promovida pela European Nurserystock Association (ENA) em conjunto com organizações de viveiros de 13 países europeus, unidas no programa internacional “Green Cities Europe”.

O concurso “Green Cities Europe Award” destaca anualmente 13 projectos europeus de ecologização urbana – iniciativas «que aproveitam ao máximo os múltiplos benefícios e o valor agregado das infraestruturas verdes no ambiente urbano», explica a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPPFN), que é membro da ENA –, dos quais é escolhido um vencedor a nível da Europa. Segundo a APPPFN, «os projectos elegíveis são muito diversos: de terrenos escolares a parques empresariais e de hospitais a áreas residenciais», sendo que «a característica dos projectos concorrentes é que a vegetação interna e/ou externa tem um valor agregado importante para os utilizadores e para o meio ambiente».

A associação sublinha ainda que «esse valor agregado pode ser encontrado em várias áreas, como no valor imobiliário, na produtividade do trabalho, na biodiversidade, no controlo climático, na saúde e bem-estar das populações». Podem ser obtidas aqui e aqui mais informações sobre o concurso e sobre as candidaturas de projectos verdes urbanos nacionais.

Recorde-se que, a 17 de Novembro, no CNEMA, em Santarém, a APPPFN vai realizar a terceira e última conferência internacional Green Cities em Portugal, também no âmbito da campanha europeia “More Green Cities for Europe”. Esta conferência será subordinada ao tema “Biodiversidade nas cidades: A importância dos espaços verdes”.

«Os espaços verdes urbanos são um importante refúgio de biodiversidade vegetal e animal. As zonas verdes urbanas têm-se mostrado fundamentais na minimização das consequências da urbanização sobre os recursos naturais, contribuindo, ao mesmo tempo, para o bem-estar dos cidadãos e para a promoção da biodiversidade», refere a APPPFN. Pode obter aqui mais informação sobre esta conferência internacional , que é de entrada livre.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas

Notícias relacionadas

olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...
goji
Grupo Sanaberry celebra sétimo aniversário a 29 de Março com evento sobre agricultura
Decorre na manhã do dia 29 de Março um evento subordinado ao tema “As culturas...