Candidaturas abertas para a 2ª edição do Programa TalentA que premeia mulheres rurais com 5.000 €

Estão abertas as candidaturas ao programa TalentA! As mulheres empreendedoras do meio rural que têm em mãos projectos inovadores que se destacam no sector agrícola e agroalimentar, podem candidatar-se aqui  até 31 de Janeiro de 2022.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela CAP, com o apoio da Corteva Agriscience, empresa do sector agrícola especializada em tecnologia de sementes sob a marca comercial Pioneer, protecção de culturas e agricultura digital, que regressa com a segunda edição do programa que visa realçar o papel que as mulheres desempenham no sector agroalimentar e apoiá-las no desenvolvimento dos seus próprios projectos com apoio financeiro, formação e divulgação dos seus projectos, num compromisso mais sustentável com o mundo rural.

Podem concorrer a este programa todas as mulheres com projectos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (excepto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica) e com projectos em fase inicial, de planeamento ou já implementados em ambientes rurais, que pretendem dar início uma nova linha de negócio ou melhorar a que já têm.

A 1ª edição resultou em mais de 90 inscrições, de onde saíram 3 vencedoras: Sónia Brito foi a grande vencedora com a “SR Berry”, um projecto que nasceu no Algarve e que tem como objectivo alargar a capacidade de produção de dióspiros.

Gilda Preto, prémio finalista com o projecto de biotecnologia para a propagação de plantas in vitro, e Aline Domingues, com o projecto “Menina d´uva”, que recupera vinhas velhas que têm entre 30 e 65 anos, localizadas na região de Vimioso, para produção de vinho biológico.

Além do apoio financeiro, a CAP e a Corteva fornecem formação às vencedoras na área agrícola e tecnologias aplicadas à agricultura, acesso a formações da Confederação dos Agricultores de Portugal e ainda apoio no marketing e divulgação dos projectos vencedores, conferindo-lhes maior visibilidade.

Sónia Brito, vencedora da 1ª edição TalentA destaca que «os desafios de ter um projecto agrícola são muitos, desde o cultivo do fruto até chegar à qualidade que queremos ter no produto final, aos desafios do próprio mercado. O prémio TalentA ajudou muito a impulsionar o meu projecto, deu-me apoio, visibilidade e confiança no meu trajecto para continuar a fazer mais e melhor. É um projecto muito positivo para ajudar as mulheres a alcançar novas posições no mundo empresarial agrícola».

Clara Serrano, vice-presidente da Unidade Comercial do Sul da Europa na Corteva Agriscience, revelou durante o evento de lançamento da segunda edição no Dia Internacional da Mulher Rural, que «após o sucesso da primeira edição, as expectativas são altas e esperamos um número elevado de candidaturas com projectos inovadores, que terão um forte contributo para o desenvolvimento do sector e da economia nacional.»

As vencedoras serão anunciadas pela Corteva e pela CAP no dia 8 de Março de 2022, no Dia Internacional da Mulher.

TalentA PT

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...