No dia 28 de Janeiro, a partir das 10h30, a Belchim Crop Protection realiza um webinar dedicado à podridão cinzenta do tomate protegido e ao Vintec, produto biológico da empresa para controlo da Botrytis cinerea Pers. A Belchim explica que o webinar decorre na plataforma online Zoom, vai durar cerca de uma hora e meia e terá como orador Gabriel D’Enjoy Weinkammerer, especialista em Trichoderma atroviride SC1.
A empresa sublinha que a podridão cinzenta, «se não for controlada, pode causar elevados prejuízos na cultura do tomate protegido». «O patogéneo é muito comum e tem mais de 200 hospedeiros identificados, causando estragos nos diversos órgãos da planta. Os danos podem ser pré-colheita, mas também em pós-colheita, durante o armazenamento e vida de prateleira, depreciando seriamente o valor comercial do produto».
Segundo a Belchim, «na escolha dos métodos de protecção, deveremos, sempre que possível, adoptar os meios biológicos e sustentáveis para proteger as plantas e, ao mesmo tempo, conseguir produzir produtos com nível baixo de resíduos». Neste contexto, a empresa destaca o Vintec, desenvolvido pela BiPA – Belchim Crop Protection, «um produto biológico à base de Trichoderma atroviride SC1, com características únicas na rapidez de colonização dos tecidos (lenhosos e herbáceos, como folhas, caules, frutos, etc.) e na prevenção das infecções pelos patógenos», indicando que «é um produto seguro para o homem e meio ambiente, sem toxicidade para a fauna auxiliar, fundamental no ecossistema de produção de tomate em estufa».
A Belchim afirma ainda que o Vintec é «fácil de aplicar, sem necessidade de técnicas de aplicação especiais», e que «adapta-se às práticas correntes dos produtores de tomate», constituindo «uma nova ferramenta biológica e inovadora ao mercado para os produtores de tomate, para a protecção contra a podridão cinzenta». Para participar no webinar, é obrigatória a inscrição.