Tecniferti lança gama de fertilizantes líquidos Fulvicot

Fulvicot é uma nova gama de fertilizantes líquidos, desenvolvida pela Tecniferti. Segundo a empresa, estes fertilizantes líquidos são «ricos em ácidos fúlvicos, melhoram a estrutura do solo e a absorção dos nutrientes pelas plantas, garantindo uma adubação mais eficiente com menos unidades de fertilizantes por hectare».

A Tecniferti explica que «os fertilizantes líquidos Fulvicot contêm ácidos fúlvicos e vários equilíbrios N, NK, NP, NPK, Cálcio, Magnésio e Carbono Orgânico» e que a fertilização com esta tecnologia «assegura a quantidade necessária de ácidos fúlvicos, e de outros nutrientes, às plantas em todas fases do seu ciclo de desenvolvimento». A empresa portuguesa refere que «os ácidos fúlvicos têm uma acção reconhecida no metabolismo e crescimento das plantas, influenciando a absorção e transporte dos nutrientes, e também influenciam positivamente a estrutura física do solo, melhorando a retenção de água e o arejamento», assinalando que «são um dos principais componentes da matéria orgânica do solo, mas na Natureza são muito solúveis e móveis, o que dificulta a sua disponibilidade para as plantas».

Sociedade Agrícola Rui Vieira

A propósito da disponibilização desta nova gama de fertilizantes líquidos, a Tecniferti apresenta o testemunho da Sociedade Agrícola Rui Vieira, empresa que realizou um plano integral de adubação em tomate de indústria com a gama Fulvicot nos campos demonstrativos da Agroglobal [na imagem de abertura]. «Aplicámos os fertilizantes Fulvicot do princípio ao fim do ciclo da cultura e o desenvolvimento das plantas foi homogéneo, com raízes fortes e sempre brancas, a parte aérea mais vegetativa e robusta. Os frutos ficaram menos expostos à radiação solar, evitando a sobre maturação. Houve um maior aproveitamento dos frutos», diz Rui Vieira, que produz 350 hectares de tomate indústria no Ribatejo e que acrescenta que «gostei do produto e este ano vou fazer mais área de tomate com os fertilizantes líquidos Fulvicot».

«No campo adubado com Fulvicot obtivemos quatro toneladas a mais do que nos campos com outras modalidades de adubação e a qualidade do tomate foi muito boa. Conseguimos reduzir os custos, porque não passámos com máquinas a colocar adubo de fundo. A adubação foi toda feita via rega. Houve uma diferença significativa no custo: 800 euros/hectare com a linha Fulvicot versus 1.350 euros/hectare na modalidade de adubação mais cara (sólida + líquida)», indica Samuel Rodrigues, responsável técnico da Sociedade Agrícola Rui Vieira. A Tecniferti destaca ainda que, «numa conjuntura em que a Europa desafia os agricultores a produzir mais e melhores alimentos com menor impacto ambiental», desenvolveu a tecnologia Fulvicot, «que eleva o nível de eficiência da adubação, garantindo a rentabilidade das culturas agrícolas com menos unidades de fertilizantes por hectare».

logo Fulvicot

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...