Em 2020, as exportações do complexo agroalimentar de Portugal registaram um incremento de 2,5% face ao ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), recentemente divulgados. Analisando apenas o sector agrícola, o crescimento nas exportações foi mais significativo, com 5,5%.
Um comunicado do Ministério da Agricultura elenca a evolução das exportações por tipo de produto do complexo agroalimentar: “animais vivos” subiram 20,9%; “carnes, miudezas, comestíveis” aumentou 15,7%; “plantas vivas e produtos de floricultura” cresceram 8,8%; “frutas: cascas de citrinos e melões” tiveram um incremento de 6,3%; “vinhos e mostos” subiram 3,2%. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considera que estes dados «evidenciam a resiliência e a capacidade de trabalho dos agricultores portugueses e de todo o sector agroalimentar», com o comunicado a assinalar que houve um «comportamento positivo» das exportações «apesar dos efeitos provocados pela pandemia de covid-19» e que os dados «revelam também a eficácia das medidas de crise adoptadas para apoiar o sector».
São referidos exemplos como a criação de uma linha de crédito a juros bonificados no valor de 20 milhões de euros para o sector das “flores de corte e plantas ornamentais” e, no âmbito do Programa Operacional das Frutas e Hortícolas, o alargamento da medida de Retiradas de Mercado aos frutos de pequena baga, «com o apoio de 40% do valor médio nos últimos cinco anos». «A Política Agrícola Comum (PAC) contribui para a resiliência e uma maior capacidade de resposta do sector agrícola às crises, como a que atravessamos, através de medidas específicas, como as que temos vindo a adoptar e que permitem não só responder, mas também promover a recuperação dos sectores mais fragilizados. Continuaremos a acompanhar de forma muita próxima os nossos produtores para podermos, a todo o tempo, continuar a disponibilizar as medidas e as acções necessárias para que a agricultura continue a alimentar quem sempre nos alimentou», afirma Maria do Céu Antunes.