Exportações do agroalimentar aumentaram 2,5% em 2020

Em 2020, as exportações do complexo agroalimentar de Portugal registaram um incremento de 2,5% face ao ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), recentemente divulgados. Analisando apenas o sector agrícola, o crescimento nas exportações foi mais significativo, com 5,5%.

Um comunicado do Ministério da Agricultura elenca a evolução das exportações por tipo de produto do complexo agroalimentar: “animais vivos” subiram 20,9%; “carnes, miudezas, comestíveis” aumentou 15,7%; “plantas vivas e produtos de floricultura” cresceram 8,8%; “frutas: cascas de citrinos e melões” tiveram um incremento de 6,3%; “vinhos e mostos” subiram 3,2%. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considera que estes dados «evidenciam a resiliência e a capacidade de trabalho dos agricultores portugueses e de todo o sector agroalimentar», com o comunicado a assinalar que houve um «comportamento positivo» das exportações «apesar dos efeitos provocados pela pandemia de covid-19» e que os dados «revelam também a eficácia das medidas de crise adoptadas para apoiar o sector».

São referidos exemplos como a criação de uma linha de crédito a juros bonificados no valor de 20 milhões de euros para o sector das “flores de corte e plantas ornamentais” e, no âmbito do Programa Operacional das Frutas e Hortícolas, o alargamento da medida de Retiradas de Mercado aos frutos de pequena baga, «com o apoio de 40% do valor médio nos últimos cinco anos». «A Política Agrícola Comum (PAC) contribui para a resiliência e uma maior capacidade de resposta do sector agrícola às crises, como a que atravessamos, através de medidas específicas, como as que temos vindo a adoptar e que permitem não só responder, mas também promover a recuperação dos sectores mais fragilizados. Continuaremos a acompanhar de forma muita próxima os nossos produtores para podermos, a todo o tempo, continuar a disponibilizar as medidas e as acções necessárias para que a agricultura continue a alimentar quem sempre nos alimentou», afirma Maria do Céu Antunes.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril

Notícias relacionadas

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...