2021 é o Ano Internacional das Frutas e dos Legumes

A 15 de Dezembro, vai ter lugar, através de uma cerimónia online, o lançamento oficial do Ano Internacional das Frutas e dos Legumes, que será celebrado em 2021. A decisão relativa a 2021 foi proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no fim de 2019, em paralelo com a decisão de estabelecer o dia 21 de Maio como o Dia Internacional do Chá e o dia 29 de Setembro como o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, ambos celebrados a partir de 2020.

As celebrações do Ano Internacional das Frutas e dos Legumes vão ser coordenadas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), operando em conjunto com outras entidades. Esta efeméride cumpre vários objectivos, sendo um deles promover a consciencialização e a atenção dos intervenientes políticos e públicos para os benefícios nutricionais e de saúde do consumo de frutas e legumes.

Outros objectivos do Ano Internacional das Frutas e dos Legumes são promover dietas e estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis através do consumo de frutas e legumes e reduzir as perdas e o desperdício no sistema alimentar das frutas e dos legumes. Pretende-se ainda a partilha de boas práticas em vertentes distintas: promoção da produção sustentável e do consumo de frutas e legumes; melhoria da sustentabilidade dos diferentes processos do sistema alimentar das frutas e dos legumes (armazenamento, transporte, comércio, processamento, transformação, venda ao público, redução de desperdício e reciclagem) e das interacções entre esses processos; integração de produtores de pequena dimensão nas cadeias de abastecimento e de valor locais, regionais e globais no sentido de assegurar a sustentabilidade da produção e do consumo de frutas e legumes; fortalecimento da capacidade de todos os países em adoptar abordagens e tecnologias inovadoras para combater as perdas e o desperdício de frutas e legumes.

Estão previstas quatro linhas de acção para o Ano Internacional das Frutas e dos Legumes: consciencialização; criação e disseminação de conhecimento; acções políticas; desenvolvimento de capacidade e educação. Em 2021, a ONU também deverá agendar uma cimeira sobre sistemas alimentares. Em paralelo, devido aos condicionamentos causados pela pandemia de covid-19, o Ano Internacional da Sanidade Vegetal, celebrado em 2020, vai ter continuidade em 2021.

1a

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril

Notícias relacionadas

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...