XI Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo em Sever do Vouga

Nos dias 28 e 29 de Outubro, o concelho de Sever do Vouga vai ser o palco da 11.ª edição do Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo. Este evento é organizado pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM) e pela Cooperativa Bagas de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga e com a parceria do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).

O primeiro dia decorrerá em sala, no empreendimento turístico Encosta dos Túneis, estruturado em várias sessões: “Origem da cultura do mirtilo em Portugal”, “Tendências de futuro no mercado do mirtilo”, “A eficiência do uso da água na cultura do mirtilo”, “A importância do estado físico, químico e biológico do solo na cultura do mirtilo”, “Conservação do mirtilo”, “Controlo de qualidade: Colheita e pós-colheita”. O segundo dia será dedicado a visitas: às primeiras plantas de mirtilo em Portugal (que datam de 1990) e a uma exploração de mirtilo.

Em declarações divulgadas pelo COTHN, Carlos Adão, presidente da Direcção da ANPM, refere que «a fileira debate-se com vários desafios e este será, certamente, um importante momento de reflexão, num município que todos os produtores reconhecem pelo legado e importância na história do mirtilo e que acolhe pela primeira vez este evento», acrescentando que «a gestão eficiente da água, a utilização das novas tecnologias no contexto agrícola ou a afirmação da qualidade do mirtilo de Portugal são algumas das temáticas que estarão em cima da mesa». O COTHN sublinha ainda que, «num ano marcado por grandes constrangimentos no sector», o Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo congrega produtores, mas também técnicos, fornecedores, consultores, investigadores e comercializadores.

«O mirtilo foi introduzido em Portugal precisamente em Sever do Vouga, em 1990, pela mão de técnicos holandeses da Fundação Lockorn, instituição que possuía, na altura, uma relação comercial com a Cooperativa Agrícola de Sanfins. Após experiências efectuadas em vários pontos do país, constatou-se que este concelho do distrito de Aveiro reunia as condições ideais que, associadas às características do solo e do seu microclima, permitiam a produção precoce do mirtilo. A primeira experiência-piloto ocorreu em terrenos da Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, na freguesia de Rocas do Vouga, uma plantação que será alvo de uma visita técnica, no âmbito do programa» do evento, esclarece o COTHN, que realça ainda que o Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo tem «vindo a atrair cada vez mais participantes, nacionais e internacionais». Pode obter mais informações sobre este evento, consultar o programa (ainda provisório) e inscrever-se no site do evento, aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...