Durante todo o dia 14 de Julho, a partir das 9h00, o Recinto de Feiras de Idanha-a-Nova acolhe o workshop “Solos saudáveis para uma agricultura resiliente”. Este evento é promovido pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPCentro), no âmbito do projecto europeu Benchmarks.
O workshop – que, de acordo com a organização, «procurará ser uma plataforma activa para a troca de conhecimento e aprendizagem colaborativa» – pretende ter um pendor prático e inclui debate, troca de conhecimentos, visita de campo e determinação de parâmetros para avaliação da fertilidade do solo, entre outras vertentes. Dedicado à saúde dos solos, o projecto Benchmarks teve início em 2023, reúne 29 parceiros – entre os quais a DRAPCentro e Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra – de 11 países, conta com casos de estudo nos vários países envolvidos – com os de Portugal situados em Lousa e em Idanha-a-Nova – e, segundo os promotores, visa «ajudar agricultores, gestores do território, empresas e decisores políticos a adoptar uma gestão resiliente do uso do solo no espaço europeu».
Pode consultar aqui o programa completo do workshop “Solos saudáveis para uma agricultura resiliente”. Pode efectuar a inscrição aqui.