Workshop no Fundão sobre doenças emergentes para a hortofruticultura

Tem lugar durante todo o dia 5 de Maio, a partir das 9h00, no Centro AgroTech do Fundão, o “Workshop internacional sobre doenças emergentes para a hortofruticultura em Portugal”, com oradores nacionais e estrangeiros. Este evento decorre no âmbito do projecto “XylOut – Epidemiologia, Ecogenómica e Modelação das Doenças Reguladas de Prunus”, e vai abordar vários temas e diversas doenças – como a Xylella fastidiosa, a Candidatus Liberibacter solanacearum, a Xanthomonas pruni ou a Monillinia fructicola, entre outras.

Coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) e pelo CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar, o XylOut conta ainda com a Universidade de Coimbra, a Appizêzere – Associação de Protecção Integrada e Agricultura Sustentável do Zêzere e o Centro Nacional de competências dos Frutos Secos (CNCFS). Este projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e é apoiado pela Câmara Municipal do Fundão.

O projecto XylOut tem várias missões – como pode verificar aqui –, incluindo «contribuir para a transferência efectiva de resultados e conhecimentos para diferentes públicos-alvo na temática das doenças das plantas». A organização do workshop salienta que «o impacto das doenças das plantas aumentou drasticamente devido à intensificação, globalização, desenvolvimento comercial e alterações climáticas» e que, «apesar do investimento na protecção e controlo, são ainda responsáveis por mais de 15% das perdas totais».

Pode consultar aqui o programa completo do “Workshop internacional sobre doenças emergentes para a hortofruticultura em Portugal”, que se realiza com o apoio da Câmara Municipal do Fundão. A entrada é livre, mediante inscrição prévia – que pode ser efectuada aqui –, estando o evento limitado a 100 participantes.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...