Webinar do projecto EyesOnTraps sobre pragas na viticultura

“A problemática das pragas na viticultura actual – sistemas de apoio à decisão” é o tema de um webinar que decorre a 25 de Março, a partir das 15h00. Este evento tem lugar no âmbito do projecto EyesOnTraps e é uma organização conjunta do centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (Assistive Information and Communication Solutions), da GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda e da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (Advid).

Segundo a organização, «a produção vinícola representa um dos mais importantes sectores económicos nacionais e internacionais, tendo a exportação vindo a crescer nos últimos anos», mas «a ocorrência de pragas representa uma ameaça à viticultura que, para além de afectarem a qualidade da uva, podem transmitir doenças de quarentena, comprometendo seriamente a viabilidade desta cultura». É neste contexto que se realiza este webinar, de acesso gratuito, mas sujeito a inscrição.

O projecto EyesOnTraps é desenvolvido pelas entidades que organizam o webinar – envolvendo também, como stakeholders, representantes do sector do vinho: Sogevinus Quintas SA, Adriano Ramos Pinto – Vinhos SA e Sogrape Vinhos, SA – e está centrado numa solução móvel para prevenção de pragas na vinha. Os promotores explicam que «este sistema permite a identificação e quantificação de pragas, que suporte o registo de temperatura localizada, a monitorização automática de insectos em armadilhas e um modelo de apoio à decisão», recorrendo-se a «técnicas de visão computacional (inteligência artificial) e crowd sensing para o desenvolvimento de uma solução que inclui a detecção automática de insectos em armadilhas, registo de temperatura localizada e recomendações para combater as ameaças identificadas».

1a

O objectivo final da aplicação é «diminuir o erro humano», «automatizar a análise, aconselhamento e partilha de informação entre os agentes intervenientes» e «maximizar o processo de prevenção de pragas na vinha», de forma a constituir «um apoio aos produtores e empresários da região do Douro, onde a produção da uva constitui um dos sectores económicos de referência em Portugal e, simultaneamente, dos mais vulneráveis, devido às consequências cada vez mais alarmantes das mudanças climáticas e das pragas, que se tornaram uma séria ameaça à qualidade da uva e ao rendimento da viticultura». O projecto EyesOnTraps representa um investimento superior a 400.000 euros.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional

Notícias relacionadas

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...