De 10 a 12 de Fevereiro, a ViniPortugal organiza uma presença conjunta de empresas portuguesas na edição de 2025 da Wine Paris & Vinexpo Paris, que se realiza na cidade de Paris, França, e que é considerado «um dos mais prestigiados eventos internacionais do sector vitivinícola». Esta presença decorre no âmbito do Plano de Promoção da ViniPortugal para 2025, vai ocupar uma área total de 1.600 metros quadrados no Hall 4 do Paris Expo Porte de Versailles e contará com a participação de mais de 200 produtores portugueses.
Segundo a ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, que é responsável pela marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, «esta expressiva representação reafirma o compromisso de Portugal em promover a qualidade e a diversidade dos Vinhos de Portugal, posicionando o país como um actor de relevância crescente no cenário internacional do sector». A entidade assinala também que «a última edição do evento reuniu mais de 4.000 expositores de 48 países, atraindo mais de 41.000 profissionais provenientes de 137 países, destacando-se entre os mercados mais representados a Itália, Bélgica, Reino Unido, EUA, Alemanha e França».
A propósito desta participação conjunta no evento, Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, diz que «a Wine Paris & Vinexpo Paris é um evento estratégico para fortalecer a notoriedade dos vinhos portugueses em mercados-chave e estabelecer novas relações comerciais» e que «esta presença alargada reflecte a importância que atribuímos à promoção dos nossos produtores num evento de referência global». A ViniPortugal indica ainda que «a marca Wines of Portugal está presente de forma consistente em quatro continentes e 21 mercados estratégicos, onde realiza anualmente mais de 100 acções de promoção dos vinhos portugueses, envolvendo mais de 370 produtores nacionais».