ViniPortugal multiplica acções de promoção do vinho português no estrangeiro

De 18 de Outubro a 8 de Novembro, a ViniPortugal realiza no Canadá 14 «sessões de educação para as equipas de funcionários da cadeia de lojas de bebidas alcoólicas SAQ, que têm como principal objectivo aumentar o conhecimento sobre os vinhos portugueses neste mercado». A entidade indica que estas acções serão orientadas por Michelle Bouffard, que irá apresentar 10 referências nacionais em cada sessão, aos 750 participantes esperados.

Ainda no Canadá, de 20 a 22 de Outubro, a ViniPortugal vai marcar presença no evento “La grande dégustation de Montréal”, com um stand personalizado – onde estarão 10 referências de diferentes produtores nacionais – e um seminário “Wines of Portugal” para um grupo de 35 consumidores. No mercado dos Estados Unidos da América (EUA), na cidade de Miami, terá lugar uma industry conversation sobre os vinhos portugueses no dia 3 de Novembro – com um painel de dois profissionais locais do sector, liderada por Eugénio Jardim, embaixador da Wines of Portugal nos EUA, dirigida a profissionais de comércio locais – e decorrerão também um workshop com 15 produtores de vinho nacionais – que vão apresentar os seus vinhos e «aprender sobre a dinâmica e casos de sucesso do mercado de Miami» – e duas provas de vinhos, em momento diferentes: uma dedicada ao consumidor final e outra a profissionais de comércio locais.

De 6 a 12 de Novembro, a ViniPortugal vai trazer a Portugal sete importadores dos EUA – para «estreitar laços e promover o conhecimento, não só dos vinhos portugueses, mas também da cultura vínica do nosso país», explica a entidade, responsável pela marca “Wines of Portugal” –, com o programa a contemplar masterclasses sobre vinhos portugueses, reuniões para «fomentar negócios entre os dois mercados» e a apresentação dos projectos de 14 produtores nacionais. De 13 a 19 de Novembro, cinco sommeliers canadianos vão visitar e conhecer 20 projectos de produtores de vinho portugueses.

«Estas iniciativas são muito importantes para reforçar a presença dos vinhos portugueses no mercado internacional, principalmente quando falamos de mercados como os EUA e o Canadá, que ocuparam em 2021 o segundo e sétimo lugar, respectivamente, no ranking dos principais destinos dos vinhos nacionais. O mercado dos EUA registou, no primeiro semestre deste ano, excelentes resultados, com mais de 55 milhões de euros em vendas. Já o Canadá, registou no mesmo período um crescimento de 4,8% face ao ano anterior, o que se traduz num total de 26 M€ em vendas no primeiro semestre deste ano», afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal. A série de iniciativas nos mercados dos EUA e do Canadá têm como objectivo «identificar novas oportunidades de negócio para os produtores e, em paralelo, alavancar a notoriedade dos vinhos portugueses além-fronteiras», refere a entidade.

4

Recorde-se que, no dia 17 de Outubro, a ViniPortugal realizou um seminário em Tóquio, para «dar a conhecer as novidades da produção vinícola portuguesa ao mercado japonês» e «demonstrar, uma vez mais, a diversidade e qualidade dos vinhos nacionais». Esta masterclass contou com oito vinhos em prova, foi orientada por Kentaro Ikeda e foi dirigida a 30 profissionais japoneses. Segundo a ViniPortugal, esta iniciativa pretendeu «identificar novas oportunidades de negócio e aumentar o conhecimento e a notoriedade da marca Wines of Portugal entre profissionais e consumidores no mercado japonês».

3

[fotografia de Jörg Wilczek]

Nos dias 11 e 12 de Outubro, a ViniPortugal organizou duas “Grandes Provas de Vinhos de Portugal” na Suíça – a primeira em Zurique e a segunda em Genebra –, tendo cada uma destas provas sido «dirigida a 200 pessoas, entre profissionais locais, consumidores, líderes de opinião e media locais e nacionais». «Entre Janeiro e Junho deste ano, a Suíça registou mais de 17 milhões de euros em compras de vinhos portugueses, ocupando por isso o nono lugar dos países de destino dos nossos vinhos. Nesta acção, foram criadas novas sinergias no mercado suíço e, do nosso lado, uma vez mais, apresentámos a qualidade lusa, através de vinhos inovadores que se diferenciam de toda a Europa e do Mundo», diz Frederico Falcão. A entidade assinala que esta presença internacional está inserida no seu Plano de Promoção de 2022, visando «identificar novas oportunidades de negócio para a produção nacional, com e sem distribuição na Suíça».

Sobre o esforço de promoção dos vinhos nacionais, através da marca “Wines of Portugal”, o presidente da ViniPortugal realça que «a presença internacional por parte dos produtores é uma oportunidade única para que possam desenvolver novas sinergias e, deste modo, contar com novas formas de promoção e distribuição dos seus vinhos», sendo que, «para isso, a ViniPortugal está em constante contacto com os produtores, convidando-os a participar neste tipo de eventos». A entidade sublinha ainda que, «através da marca Wines of Portugal, a ViniPortugal tem marcado presença nos principais eventos internacionais, comunicando em mais de 20 países, sempre com o intuito de reforçar a presença dos vinhos portugueses em cada mercado e, deste modo, posicionar Portugal enquanto produtor de vinho de excelência».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...