Terceira edição da Lisbon Food Affair de 10 a 12 de Fevereiro

A terceira edição da Lisbon Food Affair, certame dedicado às vertentes de Alimentação e Bebidas, Canal Horeca, Máquinas e Equipamentos para a Indústria e Distribuição Alimentar, decorre de 10 a 12 de Fevereiro de 2025. Este evento exclusivamente profissional tem lugar nas instalações da Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa, é organizado pela Fundação AIP e conta com espaços de exposição – para negócios e networking –, com conferências (de que damos alguns destaques em seguida), com apresentações e com acções de showcooking.

No primeiro dia do certame, realiza-se a partir das 15h00 a sessão “Inovação e sustentabilidade: O potencial dos subprodutos/coprodutos na indústria agroalimentar”, organizada pela TagusValley, pelo Instituto Superior de Agronomia e pela Universidade de Lisboa. No dia 11 de Fevereiro, a partir das 10h30, tem lugar a conferência “Transição digital e cibersegurança na cadeia de abastecimento alimentar”, organizada pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e pela Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), no âmbito do projecto SFT-EDIH.

No terceiro dia da Lisbon Food Affair, às 15h15, decorre a sessão “InovCluster: a visão estratégica para o agroalimentar”. Também nesse dia têm lugar as sessões “Projectos de investigação LEAF-ISA: Academia vs indústria” (15h00) e “Estratégias inovadoras para uma alimentação sustentável” (16h30).

Durante os três dias, o certame também inclui o LFA Innovation, um espaço dedicado à apresentação de «produtos, serviços, equipamentos e soluções disruptivas» lançados no mercado nacional entre 2024 e 2025 e que pretende ser «um palco de tendências verdadeiramente transformadoras». Nesta edição, a organização regista mais de 50 candidaturas a este espaço, em todos os segmentos representados no evento – Food & Beverage, canal Horeca, Máquinas, Equipamentos e Tecnologias –, sendo as novidades e inovações avaliadas por um júri especializado.

Estruturada em três grandes áreas – LFA Food & Beverage, LFA Horeca e LFA Technology –, a Lisbon Food Affair conta em 2025 com mais de 10.000 m2 de exposição e mais de duas centenas de empresas confirmadas – que representam aproximadamente 500 marcas de vários segmentos –, sendo contabilizada a participação de 48% de novas empresas. Segundo a organização, cerca de 27% das empresas participantes são internacionais, provenientes de países como Espanha – é assinalada a «presença directa de expositores espanhóis, incluindo representações de regiões como a Galiza e a Estremadura, que trarão dezenas de empresas» –, África do Sul, Bulgária, França, Itália, Japão, Países Baixos, Peru e Reino Unido.

A organização refere que «o compromisso com a internacionalização é reforçado pelo programa de buyers, que contempla compradores da Alemanha, Bélgica, Brasil, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, Suécia e Suíça», estando previstas mais de 500 reuniões business-to-business (B2B). É ainda destacado que, «além do enfoque na internacionalização, a produção local também terá destaque, com a participação de pequenas empresas e produtores apoiados pelos municípios, que poderão promover a qualidade e excelência dos produtos endógenos».

A iniciativa Sustainable EU Almond, uma campanha financiada pela União Europeia e que é promovida pelo Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) e pela associação espanhola SAB-Almendrave, estará no stand 1A13, Pavilhão 01, onde serão dados a conhecer «as variedades locais que lhe conferem caraterísticas únicas e o modelo de produção que lhe confere elevada qualidade e sustentabilidade». Esta campanha está activa em quatro países e visa «afirmar a Península Ibérica como uma potência mundial no cultivo e exportação de amêndoa» – um fruto seco «que está a viver um verdadeiro boom em termos de consumo e exportação em Portugal e na Europa», dizem os promotores da campanha – e «destacar as virtudes da amêndoa ibérica».

A organização afirma que a Lisbon Food Affair «é uma plataforma de interacção entre players nacionais e internacionais do sector alimentar, com o objectivo de se estabelecer como um ponto de encontro para negócios entre a Europa, África, Ásia e Américas, além de abranger o mercado português», acrescentando que «visa atender às necessidades das empresas, abordando temas sobre o futuro da alimentação, as mudanças estratégicas no posicionamento das empresas e das marcas, dotar os players de respostas relativamente a questões logísticas, identificar novos mercados e oportunidades de negócios diferenciadas, bem como estabelecer as pontes necessárias para as transacções internacionais, beneficiando a economia e as exportações». Pode consultar o programa completo da edição de 2025 da Lisbon Food Affair e obter mais informações sobre este evento aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira

Notícias relacionadas

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou oficialmente a...
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
No dia 10 de Abril de 2025, no Auditório do Edifício-Sede da Câmara Municipal...
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
A Syngenta lançou em Portugal o fungicida Miravis, destinado ao controlo da...
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém
Realiza-se a 22 de Abril, na Escola Superior Agrária de Santarém, o “Fórum Batata:...