Os stands C40 e D41, no Hall 5.2 da Messe Berlin, em Berlim, na Alemanha, acolhem a participação conjunta promovida pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal na edição de 2025 da Fruit Logistica. Nesta edição da feira internacional de frutas e legumes, que se realiza de 5 a 7 de Fevereiro, a participação conjunta vai reunir 24 empresas, organizações de produtores e parceiros.
Segundo a associação, «a Fruit Logistica é um certame estratégico para a Portugal Fresh, que há mais de uma década investe na promoção internacional de frutas, legumes e flores nacionais, contribuindo para o crescimento das exportações portuguesas». A entidade refere também que «são esperados mais de 2.500 expositores de 86 países», que «a feira tem a ambição de atrair mais visitantes e expositores combinados do que qualquer outro certame do sector de produtos frescos» e que esta participação conjunta portuguesa visa «destacar a excelência da produção nacional e abrir portas para novas oportunidades de negócio».
A Portugal Fresh salienta que «as vendas para os mercados externos não têm parado de crescer» e que «os últimos dados disponíveis indicam que, entre Janeiro e Novembro de 2024, as exportações de frutas, legumes e flores somam 2,36 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 11% face ao mesmo período do ano anterior», acrescentando que, em volume, no mesmo período, a exportação «cresceu 7,4%, para 1.767.164 toneladas». O mercado alemão surge como o quarto principal destino das exportações nacionais de frutas, legumes e flores: «entre Janeiro e Novembro de 2024, as vendas para este mercado subiram 12,5% em valor, para 184 milhões de euros», explica a associação.
«As empresas portuguesas continuam a afirmar-se nos mercados internacionais, demonstrando a qualidade e competitividade dos nossos produtos. Os dados mais recentes, que revelam um crescimento de 11% nas exportações de frutas, legumes e flores até Novembro de 2024, confirmam que o sector está a consolidar-se como um motor essencial da economia nacional e da nossa presença além-fronteiras», diz Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh. Esta participação insere-se no Projecto Conjunto de Internacionalização, da Portugal Fresh, que inclui a realização de missões empresariais e acções de prospecção e a participação em feiras internacionais e que tem o apoio do Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, com um investimento global previsto de 1.561.663,52 euros, financiado em 48,8% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).
No âmbito deste Projecto, a Portugal Fresh também organizou a presença colectiva de empresas portuguesas na IPM Essen, principal feira mundial de flores e plantas ornamentais, que decorreu de 28 a 31 de Janeiro em Essen, na Alemanha. A propósito desta participação – que contou com a Viplant, a Viveiros Monterosa, a Schroll Flowers e a Colossus Plants – no certame de Essen, Gonçalo Santos Andrade assinala que «este sector é dos mais inovadores da horticultura em Portugal e, em Essen, demonstrámos a inovação, qualidade e competitividade da nossa produção».