A revista Frutas, Legumes e Flores já tem tudo a postos para mais uma participação com stand na maior feira internacional do sector hortofrutícola. Estaremos à sua espera no Pavilhão 8 do Ifema, bem perto do stand conjunto da Portugal Fresh, que nesta edição estará com a sua presença ainda mais reforçada.
O espaço português contará com uma área de 708 metros quadrados e com 54 empresas, associações e parceiros, constituindo assim a maior participação de sempre promovida pela Portugal Fresh neste certame.
Recorde-se que a Fruit Attraction decorre em Madrid, Espanha, de 8 a 10 de Outubro.
À semelhança de outros anos, no primeiro dia de feira a nossa revista organiza, em parceria com a Portugal Fresh, um jantar empresarial que servirá, de forma descontraída, como encontro de partilhas de experiências e de negócios.
Exportações de frutas, legumes e flores crescem 13,4% no primeiro semestre
As exportações de frutas, legumes e flores cresceram 13,4% nos primeiros seis meses do ano, face ao mesmo período do ano anterior, reforçando a trajetória de crescimento das vendas da produção nacional nos mercados externos.
De acordo com os dados do INE, analisados pela Portugal Fresh, as exportações atingiram 1,18 mil milhões de euros entre janeiro e junho deste ano. A União Europeia absorve 81% das vendas de frutas, legumes e flores produzidos em Portugal e os principais destinos são Espanha (32%), França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido. Cerca de 74% do valor das vendas concentra-se nestes 5 principais mercados, que recebem os produtos portugueses num espaço de 3 e 36 horas em transporte refrigerado, depois de saírem das centrais de embalamento das empresas exportadoras
Em volume, regista-se uma subida de 4,2% em comparação com o primeiro semestre de 2023, para um total de 763 milhões de quilos.
Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh afirma: «Este desempenho positivo é resultado do trabalho árduo e da inovação contínua das empresas portuguesas, que têm investido em tecnologia, sustentabilidade e eficiência para elevar os padrões de qualidade dos seus produtos».
«Neste primeiro semestre exportámos para 121 países e é preciso procurar cada vez mais clientes que estejam disponíveis para valorizar os nossos produtos», defende.