Taxa de reciclagem e de valorização de embalagens agrícolas cresce em Portugal

Depois de ter anunciado os excelentes resultados de recolha de Embalagens Vazias de Produtos Fitofarmacêuticos, Sementes e Biocidas no ano 2022, com um crescimento da Taxa de Retoma de 45,9% em 2021 para 50% em 2022, o Valorfito, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, anuncia agora um novo dado: em 2022 foram valorizadas praticamente todas as 490 toneladas de resíduos recolhidos (numa taxa de 99%), valor que supera os 83% de 2021 e que representa um crescimento de 13,8%.

De salientar que nesta contabilidade estão incluídos os resíduos que foram encaminhados para reciclagem.

A taxa de reciclagem média do sistema Valorfito situou-se em 2022 nos 49,6%, um aumento expressivo comparativamente ao ano anterior (34,8%). Este é um resultado deveras significativo tendo em conta que a taxa média nacional de reciclagem ronda os 16% e a média da UE os 30%.

Os resíduos geridos pelo Valorfito, provenientes da agricultura profissional, destacam-se claramente, colocando o sector agrícola numa posição de dianteira, em mais uma demonstração do sentido responsável e sustentável com que se desenvolve esta actividade.

Tendo como base a quantidade de resíduos colocada no mercado, podemos observar no gráfico abaixo as taxas de reciclagem por cada material e global do sistema Valorfito em 2022.

O desempenho na gestão da fracção plástico é especialmente determinante para o resultado global do sistema. O maior desafio, à semelhança de anos anteriores, continua a estar na retoma de materiais compósitos, habitualmente incluídos em embalagens destinadas à agricultura de minifúndio, que acabam por não ser retomadas pelo Valorfito, prevendo-se que possam estar a ser canalizadas para o lixo doméstico.

Apesar dos excelentes resultados obtidos em 2022, o Valorfito mantém o plano e objectivo de atingir no final de 2023 as metas de 60% de taxa de retoma e de 55% de taxa de reciclagem.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...