Elvas recebe 12º Encontro Nacional de Protecção Integrada

A Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre organiza o 12º Encontro Nacional de Protecção Integrada (ENPI) na cidade de Elvas, nos dias 30 e 31 de Outubro de 2023.

Sob o tema “Contributo da Protecção Integrada para os ODS”, o 12º ENPI pretende reunir especialistas, quer da área da investigação e ensino, quer da área da produção, bem como jovens estudantes interessados na protecção das plantas e produtos vegetais e aí analisar, partilhar conhecimento, propor e debater ideias e técnicas inovadoras de protecção das culturas e produtos agrícolas.

A redução do uso de pesticidas, através da utilização do conceito Nível Económico de Ataque (NEA) e da implementação da estimativa do risco, com novas técnicas de prospecção, detecção e modelos de previsão dos inimigos das culturas, bem como através de culturas menos dependentes da luta química, contribui inequivocamente para a sustentabilidade dos ecossistemas, e dessa forma ajudar a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Espera-se que deste encontro surjam ideias e directrizes para o desenvolvimento de programas de investigação e inovação (I&I) em protecção das plantas e dos produtos vegetais, envolvendo a academia e o sector empresarial, em áreas como os novos mecanismos de defesa das plantas e os meios alternativos de protecção das culturas, onde se incluem, por exemplo, o design e desenvolvimento de novos produtos biológicos e a Biomimética.

O programa incluirá sessões com oradores convidados e comunicações orais e por painel, sobre as seguintes áreas temáticas:

Tema 1: Proteger as culturas no contexto das alterações climáticas e da globalização
Alterações climáticas e novos problemas fitossanitários: alterações nas dinâmicas populacionais dos inimigos das culturas e dos organismos auxiliares; novos inimigos, novas culturas e implicação nos ecossistemas.

Tema 2: Recuperar os conceitos “Estimativa do risco” e “Tomada de decisão” no contexto dos problemas emergentes

Novas tecnologias para detecção, diagnóstico e monitorização dos inimigos das culturas.

Tema 3: Mecanismos de defesa das plantas
Mecanismos de resistência – natural e induzida.

Tema 4: Meios alternativos de protecção
Novas soluções no combate aos inimigos das culturas; Introdução de novos agentes de protecção de origem biológica em Portugal.

CALENDÁRIO DO ENCONTRO:

Recepção de resumos – até 30 de Junho de 2023
Comunicação da aceitação de resumos – até 15 de Julho de 2023
Inscrição normal – até 15 de Julho de 2023
Inscrição agravada – após 15 de Julho até 29 de Outubro de 2023 (condicionada pelas vagas)

Para mais informações, consultar a página WEB do encontro.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

imagem capa FLF 242
Horto-Industriais
ladybug-796481_1280
Elvas recebe 12º Encontro Nacional de Protecção Integrada
Sacos Usados Embalagens
Taxa de reciclagem e de valorização de embalagens agrícolas cresce em Portugal

Notícias relacionadas

imagem capa FLF 242
Horto-Industriais
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Junho dedicado aos Horto-Industriais: Manutenção...
Sacos Usados Embalagens
Taxa de reciclagem e de valorização de embalagens agrícolas cresce em Portugal
Depois de ter anunciado os excelentes resultados de recolha de Embalagens Vazias...
wine-4813260_1920
Desafios do Sector Vitivinícola: Da vinha ao rótulo
No próximo dia 20 de Junho, entre as 11h00 e as 13h00, a Checkpoint e a GS1...
Foto Salad Greenhouse (25)
Campanha sensibiliza para o uso racional da água
Sob o mote “Água é vida – não a desperdice”, o Grupo Águas de Portugal (AdP),...