Syngenta apresenta novas soluções biológicas e ferramentas digitais para a agricultura

A Syngenta reuniu com os seus parceiros da distribuição nos dias 21 e 22 de Março, em Coimbra, e apresentou um portfólio reforçado de soluções para a agricultura, incluindo os novos bioestimulantes Persicop® e Cepacet® e os serviços da sua plataforma de agricultura digital Cropwise.

«Temos uma equipa muito estável, uma rede de distribuidores consolidada e queremos nesta campanha de 2024, com as soluções novas que apresentamos e as já consagradas, demonstrar toda a nossa força em campo, juntamente com a nossa distribuição, para crescer no mercado agrícola nacional que continua forte e pujante», afirma Paulo Machado, director comercial da Syngenta em Portugal.

A gama de soluções biológicas da Syngenta no mercado nacional está agora reforçada com os dois novos bioestimulantes Persicop® e Cepacet®, formulados à base de estirpes de bactérias e leveduras exclusivas da companhia.

Persicop® é um fixador natural de azoto atmosférico no solo indicado para aplicação em hortícolas, vinha e culturas fruteiras. É composto por um microrganismo endofítico – a bactéria Azotobacter salinestris CECT 9690 – e um microrganismo benéfico – a levedura Wickerhamomyces anomalus CECT 13172, que aumenta a eficácia daquela bactéria. A simbiose entre ambas confere um nível superior de fixação biológica do azoto a nível radicular e foliar e melhora o crescimento, rendimento e qualidade das culturas, mesmo sob condições de stress abiótico.

Cepacet® é um consórcio microbiano com ação regenerativa e revitalizante da saúde do solo à base das bactérias Bacillus megaterium CECT 9689 e micorrizas. Este produto tem capacidade fertilizante e bioestimulante dos processos metabólicos, o qual proporciona uma maior actividade na assimilação dos nutrientes. Aumenta a fixação biológica do azoto, a solubilização de fósforo e a mobilização do potássio retido e bloqueado no solo; melhora a biodisponibilidade de micronutrientes, como ferro; potencia a produção de fitohormonas; reduz o stress abiótico e promove os processos fisiológicos mais exigentes da cultura.

A Syngenta e o seu parceiro biotecnológico CERES demonstraram em sala, através de um laboratório vivo, a forma de atuação destas leveduras e bactérias benéficas no solo e nas plantas.

Antes disso, as investigadoras Ana Elisa Rato e Isabel Brito, professoras na Universidade de Évora, partilharam informação relevante sobre nutrição vegetal no contexto da agricultura 4.0 e acerca da importância do microbioma do solo na saúde das plantas e como activá-lo através de práticas agronómicas.

Syngenta Biologicals e Seed Care é a nova designação da unidade de negócio, incluindo a protecção das culturas a nível foliar e abaixo do solo. «É neste sentido que, por um lado, a Syngenta adquiriu a Valagro, em 2021, com a sua linha de bioestimulantes. Já na parte do biocontrolo, há um trabalho de expansão de portfólio muito baseado em parcerias fortes para codesenvolvimento de produtos. O crescimento desta nova unidade de negócio baseia-se, além do portfólio, também em conhecimento, na experiência das nossas equipas e nas nossas formas de chegar ao mercado», explica Maria do Carmo Pereira, responsável de portfólio da Syngenta Biologicals e Seed Care para a Europa.

Cropwise, a plataforma de agricultura digital da Syngenta, ajuda milhões de agricultores em todo o mundo a tomar melhores decisões agronómicas e de gestão nas diversas fases do processo produtivo das culturas. Em Portugal, passam a estar disponíveis, através dos distribuidores Syngenta aderentes, os serviços Cropwise Protector, Cropwise Imagery, Cropwise armadilhas digitais e Interra®Scan.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»

Notícias relacionadas

4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...
IMG_6047
Anipla agora é CropLife Portugal
Decidida a ser, cada vez mais, um reflexo da evolução da indústria, a Anipla...